D

Dicas do Chef

Rabanadas – um doce típico de Natal

A rabanada é apenas um dos vários pratos que aparecem apenas no período natalino, e mesmo sendo considerada extremamente calórica, tem a adoração de muitas pessoas, o que não permite que ela caia no esquecimento. E não é só apenas no Brasil que ela é preparada no Natal, em diversos países do mundo essa tradição já existe há muito tempo.

Talvez nem todas as histórias em relação à rabanada sejam tão emocionantes, mas haverá quem diga que sempre “come chorando” uma fatia dourada dessas. Além disso, se os momentos não são tão marcantes assim, a oportunidade em que, hoje em dia, se come rabanada é única: o Natal.

Conhecida também como fatia dourada ou fatia de parida, a rabanada é um doce natalino histórico, tamanha tradição de anos que possui no natal das pessoas. Temos como história da rabanada, muitas lendas e uma origem incerta. Sabe-se que foi criada através da necessidade do reaproveitamento do pão (amanhecido), tendo em vista que sempre foi considerado um ingrediente sagrado, até mesmo por representar o corpo de cristo para os católicos. A sua origem sempre se remete a Portugal, mas em todo o mundo é possível encontrar variações da rabanada.

Trata-se de fatias grossas de pão, mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo ou ainda assadas, e para finalizar polvilhadas com açúcar e canela. Depois de tantos anos de existência da receita, já é possível encontrar versões diferentes, como por exemplo, o acréscimo de vinho do porto, frutas vermelhas, e o acompanhamento do creme inglês.

Rabanada

Ingredientes:

1 pão caseiro médio 

365gr de leite condensado

3 litros de óleo para fritar

500 ml de leite integral

3 ovos

Cobertura tradicional

Açúcar e canela em pó a gosto

Calda de caramelo salgado

400 g de açúcar refinado

170 g de manteiga sem sal em cubos

5 g de flor de sal

240 ml de creme de leite fresco

120 ml de água

Modo de preparo:

Rabanada: Em um pote, bata com um fouet (batedor de arame) os ovos, o leite e o leite condensado. Reserve. Corte os pães em fatias grossas (3 cm de espessura). Mergulhe as fatias na mistura reservada e frite, em óleo quente. Vire as fatias dos dois lados para que dourem por igual. Retire e coloque-as em papel absorvente. Escolha a cobertura de sua preferência e passe nela as rabanadas.

Cobertura tradicional: em um pote, misture o açúcar refinado e a canela em pó. Passe as fatias de rabanada nessa mistura.

Calda de caramelo salgado: em uma panela, misture o açúcar com a água, até incorporar. Leve ao fogo médio e não mexa. Se mexer, a calda cristalizará. Ela deve escurecer por igual; caso algum ponto escureça mais do que outro, mova a panela pelo cabo para espalhar, mas não use colher.  Quando atingir a cor âmbar, acrescente a manteiga e misture, delicadamente, com a colher. Com a manteiga derretida, retire a calda do fogo. Adicione o creme de leite e a flor de sal. Deixe esfriar um pouco e cubra as rabanadas.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários