D

Dicas do Chef

Receita para o Dia dos Pais

Risotos são sempre boas opções para reuniões em família, como o Dia dos Pais. Geralmente, são fáceis de fazer e podem ser incrementados com vários ingredientes.

Mas, como toda receita, alguns truques fazem a diferença. Além de um bom arroz (os tipos indicados são arbóreo, carnaroli e vialone nano), o vinho também é importante.

Por causa da acidez (e por serem mais fáceis de encontrar), os brancos são os mais usados. Essas bebidas, porém, costumam ter cerca de 13% de álcool, quantidade menor do que nos vinhos usados na Itália.

Claro, é possível preparar um ótimo risoto com outros vinhos. Quem gosta muito do prato italiano, no entanto, pode experimentar a novidade para sentir a diferença.

Risoto de cogumelos

Ingredientes:

Caldo

250gr de cebola

250gr de cenoura

250gr de salsão

1 fio de azeite

2 litros de água em temperatura ambiente

Risoto

300gr de cogumelos variados (shimeji, portobello e shiitake)

Quanto baste de azeite extravirgem

1/2 cebola picada em cubos pequenos

200gr de arroz carnaroli ou arbóreo

100 ml de vinho branco para risoto

50gr de manteiga

50gr de parmesão

Cebolinha picada, a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Modo de Preparo:

Caldo – Corte todos os ingredientes em cubos grandes. Leve uma panela ao fogo alto, adicione o azeite e refogue os legumes. Acrescente a água e, assim que ferver, reduza para o fogo baixo. Cozinhe por 30 minutos e mantenha o caldo aquecido.

Risoto – Corte os cogumelos em pedaços grandes. Leve uma panela ao fogo alto, aqueça o azeite e grelhe os cogumelos até ficarem caramelizados. Transfira os cogumelos para uma vasilha e tempere-os com sal e pimenta-do-reino. Na mesma panela, adicione um pouco mais de azeite e a cebola. Refogue a cebola até ficar transparente.

Adicione o arroz e deixe fritar um pouco. Se precisar, adicione um pouco mais de azeite. Acrescente o vinho e deixe o álcool evaporar. Adicione aos poucos o caldo, mexendo sempre, para cozinhar o arroz até que ele fique al dente. Apague o fogo e adicione os cogumelos caramelizados, a manteiga e o parmesão. Mexa bem até que tudo fique bem misturado.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários