D

Dicas do Chef

Receitas para fazer durante o período da quarentena

Com a pandemia de coronavírus, milhares de famílias pelo mundo estão passando os dias sem poder sair de casa e, com isso, vem o desafio de cozinhar todos os dias, especialmente sem poder ir ao mercado com tanta frequência.

Em tempos de quarentena, é importante lembrar que, apesar do medo de faltar comida, a estocagem é uma atitude que gera a escassez e, além de retirar os produtos de circulação, também aumenta os preços.

Uma dica é distribuir as tarefas e congelar alguns itens, como arroz e legumes cortados e cozidos para facilitar o dia a dia. Além disso, muitos ingredientes podem ser substituídos de acordo com as preferências da sua família e o que tem na sua geladeira ou despensa. Não há necessidade de colocar carne em todas as receitas. Itens como proteína de soja e leguminosas, como ervilha, grão de bico e diferentes tipos de feijão não são perecíveis e são ótimas fontes de proteína em uma refeição.

Bolinho de arroz com quinoa

Ingredientes:

200gr de arroz

100gr de quinoa

30gr de salsinha

1 folha de louro

1 ovo

Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Óleo para fritar

Modo de Preparo: Em uma panela com água, cozinhe o arroz com a folha de louro. Deixe esfriar um pouco, retire a folha de louro e bata no processador com o ovo e a salsinha – não bata muito, para que o arroz não quebre demais. Retire a massa do processador, misture com a quinoa e tempere com sal e pimenta. Forme as bolinhas e frite-as em óleo quente.

Pudim de café

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de leite

2 xícaras (chá) de café bem forte

1 xícara (chá) de açúcar; 6 ovos

Grãos de café para decorar

Calda

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo: Bata no liquidificador o leite com o café, o açúcar e os ovos.  Faça, na forma do pudim, uma calda com o açúcar e a água. Transfira a massa para a forma e asse em banho-maria, no forno a 180 °C, por 1 hora. Desenforme e cubra com grãos de café para finalizar.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários