D

Dicas do Chef

Ricota e suas curiosidades

Vocêsabia que a ricota, produto derivado leite que é muito utilizado nas maisdiversas preparações de pratos dietéticos, não é propriamente um queijo? Apesarde comumente ligarmos esse alimento a um tipo de queijo branco ele não pode serconsiderado, graças a seu processo de fabricação. Saiba mais sobre esse curiosolaticínio! Nascida na Itália, a ricota é subproduto da fabricação de queijoscomo o provolone . Ela é um alimento muito nutritivo e de poucas calorias, aporção recomendada diária de 30 g (o que equivale a dois pedaços pequenos) temapenas 52 kcal aproximadamente. Por ser feito com o soro do leite é excelentefonte de proteínas e tem muito menos gordura do que os “queijos deverdade”: sua composição é de 50% de gordura, e a versão light tem apenas10%.

            Sendo queijo ou não, a ricota é umalimento muito completo e interessantíssimo para integrar as mais variadasdietas. O laticínio é perfeito para quem está em busca do equilíbrio da saúde,ainda mais por sua quantidade reduzida de sódio, mineral que em excesso causainchaço por retenção líquida e aumenta pressão arterial. Um de seus maioresbenefícios é a grande quantidade de cálcio, que fortalece dentes e ossosprevenindo a osteoporose, além de ajudar a acelerar o processo de ganho demassa muscular magra.

Panqueca de ricota com espinafre

Ingredientes:

Para a massa:

 1 xícara de farinha de trigo

 2 xícaras de leite

 3 unidades de ovo

 1 pitada de sal

Para o recheio:

 200 gramas de ricota

 1 maço de espinafre fresco

 1 colher de sopa de azeite de oliva

 1 dente de alho

 1 pitada de sal

Modode preparo da massa:

Bata no liquidificador osingredientes respetivos até obter uma massa homogênea e meio líquida.

Em seguida, numa frigideira em fogomédio com óleo, cozinhe cerca de 5 colheres de sopa da massa até que fiqueligeiramente dourada de um lado e do outro. Repita até esgotar a massa ereserve.

Modode preparo do recheio:

Lave e cozinhe as folhas deespinafre no vapor ou em água fervente por 5 minutos. Enquanto isso refogue odente de alho picado no azeite, sem deixar dourar.

Quando o espinafre estivercozinhado, coloque numa tigela e adicione os alhos, o queijo ricota e sal agosto. Misture tudo muito bem. Recheie as panquecas com a mistura anterior eenrole. Coloque em uma assadeira untada, regue com o molho de tomate, polvilhea salsinha e leve ao forno alto por 5-10 minutos, somente para esquentar.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários