D

Dicas do Chef

Semana Santa – Quaresma – Peixes no Menu semanal

A Quaresma é o período entre a quarta-feira de cinzas, após o Carnaval, e a Sexta-feira Santa. E para relembrar o jejum de Cristo, foi estabelecida a restrição à carne vermelha aos fiéis em todas as quartas e sextas-feiras.

A tradição, mesmo ainda seguida por muitos católicos, deixou de ser uma obrigação da igreja, que evita hoje em dia utilizar a palavra “proibição” com os fiéis. Comer carne vermelha durante a Quaresma, dizem os padres, não é um pecado.

O peixe deveria ser consumidor com mais frequência pelos brasileiros, no entanto, conforme indicam especialistas em nutrição. Isso porque o peixe é essencial para uma alimentação saudável.

Os peixes são considerados importantes fontes de ferro, proteína, vitamina B12, cálcio, fósforo, iodo e cobalto. Além disso, é fonte de ômega 3 e 6, consideradas gorduras que fazem bem ao organismo, atuando nos processos inflamatórios, coagulação do sangue e tem efeito favorável na redução dos triglicerídeos, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e neurológicas. É recomendado o consumo de peixe pelo menos duas vezes na semana.

Tempurá de Filé de Tilápia

Ingredientes:

500gr de file de Tilápia temperado (sal, pimenta, suco de limão)

200gr de farinha de trigo

100gr de Maisena

300 a 400ml de cerveja tipo pilsen (gelada)

Sal a gosto

Óleo para fritar

Farinha de trigo para empanar

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela redonda. Em seguida coloque a cerveja gelada e misture bem até ficar um creme.

Corte os files de Tilápia em pedaços pequenos. Passe eles na farinha de trigo em seguida no creme gelado.

Coloque pra fritar em óleo quente até ficarem dourados. Retire os files e coloque numa forma com papel para escorrer o excesso de óleo. Sirva quente ainda.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários