D

Dicas do Chef

Será que a alimentação está te deixando mais cansado?

            Se sentir sonolento demais ou não ter vontade de fazer nada o dia todo pode ser resultado de maus hábitos alimentares. “Todo excesso ou falta de nutrientes provoca alterações metabólicas importantes que podem levar ao cansaço”, explica Mario Khedi Carra, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Mas atenção: nem tudo é culpa da comida. “O cansaço relacionado à alimentação é uma sensação discreta, a fadiga constante exige atenção médica”, alerta o médico. Como várias doenças se manifestam primeiro em forma de cansaço extremo, busque orientação profissional caso se sinta realmente derrubado durante o dia.

  • Tomar pouca água

A desidratação é uma das principais responsáveis pela sensação de esgotamento, pois a água é vital para o funcionamento do organismo, especialmente do cérebro, que é um dos órgãos que mais demanda o líquido. Assim, o cansaço pode ser um sinal de que devemos caprichar mais nos goles durante o dia.  A quantidade necessária de água por dia varia entre a população, mas tomar entre dois e três litros geralmente é o suficiente.

Tapioca de Beterraba

Ingredientes:

500g de tapioca

1 beterraba

200ml de água

Recheio

100g de queijo minas

1 fatia de peito de peru

Orégano a gosto

Modo de Preparo:

Lave a beterraba, descasque e pique. Coloque no liquidificador e adicione 200 ml de água. Bata por aproximadamente um minuto e coe. Adicione quatro colheres de sopa desse suco na massa de tapioca, mexendo com um garfo. Peneire antes de levar para a frigideira.

Coloque na frigideira antiaderente sem óleo, sem nada. Aperte com uma colher.

Vire a tapioca. Recheie a tapioca que está na frigideira com o queijo minas, uma fatia de peito de peru e orégano a gosto. Feche a tapioca dobrando e sirva.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários