D

Dicas do Chef

Sobremesas de inverno

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Com esse frio, tempinho chuvoso, nada melhor do que uma comida bem quente para confortar o corpo e a alma. É só cair a temperatura para que o estômago acorde implorando por comida. Não, não é qualquer comida. É doce. Qualquer coisa que seja quentinha, satisfaça o corpo e forme uma reserva protetora pro inverno. A combinação perfeita pros dias frios é a seguinte: uma boa dose de exercícios aeróbicos para estimular a circulação, um número indefinido de cobertores e uma sobremesa bem saborosa. Dá uma olhada nessa receita doce que é uma ótima pedida para os dias mais frios.

Suflê de Chocolate

‘’No inverno, suflê é obrigatório. Ainda mais se for de chocolate com um toque de café e uma colherada de chantilly pra finalizar … hummmm’’

 Ingredientes

200gr de chocolate amargo picado

6 ovos

70 gramas de açúcar cristal

1 pitada de sal

1 colher chá de café solúvel

100 ml de leite

40 gramas de cacau em pó

 Modo de preparo

Unte 4 ramequins  ou xícaras com manteiga e polvilhe açúcar cristal. Limpe as bordas e leve para o congelador. Pré-aqueça o forno a 200˚C. Derreta o chocolate em banho maria. Em uma panela, ferva o leite com o cacau em pó e o extrato de café. Junte essa mistura ao chocolate derretido e misture bem. Acrescente as gemas, o sal e misture bem. Bata as claras com a metade do açúcar até que elas fiquem brancas. Acrescente o restante do açúcar e bata até que as claras fiquem brilhantes. Misture 1/3 das claras com a mistura de chocolate e mexa vigorosamente. Junte o restante das claras batidas e misture delicadamente para não perder o ar. Retire os ramequins do congelador, preencha com a massa do soufflé até a borda e raspe com uma espátula por cima para deixar a superfície bem reta. Limpe o que cair na lateral dos ramequins para que não queime no forno e leve para assar por 15 minutos. Sirva quente com uma bola de sorvete ou com chantilly batido.

Chocolate Quente

“Uma lista de receitas para o inverno não pode deixar de conter chocolate quente. Este aqui tem um toque de licor pra dar aquela turbinada de calor nas noites mais geladas’’

Ingredientes: Chantilly

300gr de creme de leite fresco (nata)

2 colheres sopa de açúcar

1 colher de sopa de cointreau

 Ingredientes: Chocolate Quente

200gr de chocolate ao leite

150 ml de creme de leite fresco

Raspas de 1 laranja

20 ml de cointreau

1 pitada de extrato de baunilha

 Modo de preparo

Bata os ingredientes do chantilly, até atingir um ponto consistente. Em uma panela junte o creme de leite, o chocolate e as raspas de laranja e vá mexendo até derreter. Retire do fogo e junte o cointreau e o extrato de baunilha. Misture tudo. Divida em duas xícaras e sirva com uma generosa camada de chantilly por cima do chocolate, as raspas da laranja e os confeitos para decorar e aproveite.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários