D

Dicas do Chef

Tire sua mãe da cozinha e prepare o almoço no Dia das Mães

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Neste domingo (12), Dia das Mães, o Jornal Mensageiro e eu Chef Thomazzoni te propõem um desafio: tire sua mãe da cozinha. Com receitas fáceis e rápidas propostas pelo Chef, é possível por a “mão na massa” e preparar entrada, prato principal e sobremesa, com ingredientes que você provavelmente já tem em casa. Convoque o pai, o avô ou irmãos e deixe sua mãe longe das panelas.

Chef Anderson Thomazzoni propõe aos filhos uma salada caprese abrasileirada. “A caprese normalmente é feita com mussarela de búfala e manjericão. Mas é possível substituir o queijo, por um queijo minas frescal ou um queijo colonial fresco’’. 

Para o prato principal indico o preparo da carne mais adorada pelos brasileiros: a PICANHA. Nesta receita, ela vai ao forno com mostarda e sal grosso. “O interessante desse prato é que o sal grosso vai embaixo da carne e ‘puxa’ a gordura, deixando apenas uma fina camada”. A picanha de forno combina com qualquer acompanhamento, dos mais diversos tipos de farofa até o tradicional purê de batatas. Mas, para facilitar a vida dos pais e filhos que se arriscarão na cozinha neste domingo (12), a dica é uma batata à dorê ao perfume de alecrim, uma receita tradicional com toque especial.

Para a sobremesa a proposta é usar alimentos pré-prontos e de fácil aquisição, uma torta deliciosa de frutas, creme e sorvete. “Quem não gosta de fruta, pode fazer só o creme de chocolate com o sorvete, que também pode variar também, pode ser de chocolate, de morango. Dá para ser criativo com pouco tempo e muito sabor”.

Feliz dias das Mães…

Salada – Caprese

Ingredientes:

500gr Tomate Cereja

250gr de queijo fresco

½ maço de manjericão

Sal, pimenta, azeite de oliva e vinagre balsâmico a gosto

Modo de Preparo:

Lave e corte os tomates e as folhas de manjericão. Arrume em um refratário. Para dar o efeito caracol, da foto ao lado, una as folhas e corte em rolinhos, depois arrume no prato sem separá-las. Por cima das folhas, coloque os tomates cerejas picados em rodelas. Por fim, distribua o queijo picado em cubos. Para o molho, misture sal, bastante azeite, manjericão desidratado, vinagre, sal e pimenta. Regue.

Prato Principal – Picanha de Sal Grosso

Ingredientes:

1 peça de picanha de aproximadamente 1 kg

1kg de sal grosso

200gr de mostarda amarela de qualidade

Modo de Preparo:

Passe a mostarda em volta da picanha e deixe descansar por dez minutos. Despeje o pacote de sal grosso em uma assadeira e reserve. Coloque a picanha sobre o sal grosso com a parte da gordura virada para cima e salpique um pouco do sal sobre a carne. Leve ao forno por 1h10m, a 180º graus.

Sobremesa – Torta de frutas e sorvete

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 creme de leite
1 pote de sorvete de creme
4 colheres de achocolatado
1 colher de manteiga sem sal
Morangos frescos

Modo de Preparo:

Aqueça rapidamente o creme de leite, retire do fogo e junte a manteiga. Acrescente o leite condensado e o achocolatado e misture muito bem. Leve ao freezer por 5 minutos.  Coloque o sorvete no fundo, pode ser um refratário grande ou uma taça individual. Por cima, distribua fatias de morango. Para finalizar o doce, cubra com o creme de chocolate e coloque no freezer até na hora de servir.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários