Economia e Negócios

RETOMADA

AveSui volta ao formato presencial surpreendendo o público com tecnologia e apontando caminhos futuros para o setor de proteína animal

Com inovações expostas em toda a área de feira, debates sobre o impacto das tecnologias digitais dentro dos sistemas de produção e público qualificado, evento mostra força e disposição das pessoas se reencontrarem para trocar informações e se reverem depois de um longo e difícil período

Os corredores da AveSui América Latina 2022 receberam visitantes altamente qualificados, formados por produtores, lideranças, empresários e executivos com poder de decisão nas cooperativas, agroindústrias e empresas em que atuam, tanto no Brasil como em países latino-americanos.

Com um ambiente propício aos negócios, lançamentos de tecnologias e inovações e de difusão de conhecimento, os cerca de 100 expositores puderam estabelecer contatos, apresentar produtos e serviços e finalizar negociações ou celebrar novas parcerias. Depois de dois anos, o retorno ao formato presencial demonstrou a força da AveSui como impulsionadora de negócios e consolidou o momento de retomado dos investimentos no agro.

Muito mais do que isso, o evento reforçou a necessidade de as pessoas se reencontrarem para o debate de temas estratégicos, trocas de experiências e vislumbrar o futuro do seu negócio.

Com inovações expostas a cada metro dos corredores da feira, palestras apresentando o impacto das tecnologias digitais dentro das granjas – chamadas também de “Smart Farms” – e ainda o debate de temas relevantes hoje como bem-estar animal, sanidade, biogás e nutrição, os visitantes se mostraram otimistas e abertos ao fechamento de negócios e contatos. Depois de quase dois anos, muitos profissionais, pesquisadores e lideranças voltaram a se reencontrar pessoalmente, e a AveSui foi o grande palco para isso.

Em termos comerciais, nos três do evento (26 a 28 de abril), foi registrado um montante de R$ 900 milhões em negócios gerados pela feira e seu entorno. Com o movimento proporcionado pelo evento, as cooperativas e empresas localizadas na região de Medianeira, no oeste do Paraná, promoveram diversos encontros e visitas com clientes e fornecedores visando à concretização de negócios e/ou potenciais contratos futuro. Ou seja, a AveSui demonstrou um importante papel de também estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva de proteína animal a partir do encontro estratégico de seus principais elos em um único local.

A região de Medianeira é o principal polo produtor de proteína animal da América Latina, potencializado pela forte presença de cooperativas agroindustriais, proximidade com produtores de grãos da Argentina, Paraguai e do Mato Grosso do Sul e que vem recebendo fortes investimentos em sua infraestrutura logística, com a construção de ferrovias, ponte de interligação Brasil-Paraguai e escoamento mais eficiente da produção em direção ao Porto de Paranaguá.


DIFUSÃO DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVIMENTO DO SETOR

Com uma programação científica intensa, a edição da AveSui teve nesse ano a sexta edição do Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão, que tratou das chamadas “Smart Farms” (Fazendas Inteligentes), e o 20º Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos, que discutiu temas estratégicos como bem-estar animal, nutrição, uso do biogás e biosseguridade.

As palestras reuniram cerca de 600 congressistas, os quais acompanharam as atividades de forma presencial ou online em todo o país e exterior. Ao todo, foram mais de 20 apresentações técnicas seguido de duas mesas-redondas para debate com especialistas convidados.

O Instituto Oswaldo Gessulli (IOG) também organizou durante a feira mais uma edição do Prêmio Jovem Pesquisador, voltado a estudantes de pós-graduação e profissionais do setor, com exposição de trabalhos científicos em pôsteres e apresentação online dos dez melhores para uma banca de especialistas. O trabalho vencedor foi “Robótica na Avicultura de Corte: Desenvolvimento de uma Arquitetura por Prototipação Rápida”, de Glauber da Rocha Balthazar, da Esalq/USP, também professor do IFSP Campinas.


QUEM É QUEM: MAIORES E MELHORES COOPERATIVAS

Na abertura oficial da AveSui, um dos momentos marcantes foi a entrega do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos. A cerimônia contou a presença de presidentes de cooperativas e demais autoridades como Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, do diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, e do prefeito de Medianeira, Antônio França. 

O Quem é Quem possui 11 categorias, com algumas subdivisões, totalizando 14 premiações. Nesta edição, a Lar Cooperativa Agroindustrial levou quatro troféus: Gestão Econômica-Financeira, Gestão Ambiental, Gestor Operacional e Inovação. A C.Vale ficou com dois prêmios: Assistência Técnica – Avicultura e Melhor Cooperado – Avicultura. Com o mesmo número de troféu ficou a Languiru: Gestão Social e Varejo – Marketing em Ação. A Coopavel também levou dois troféus para casa: Assistência Técnica – Suinocultura e Varejo – Inovação em Consumo. Com um prêmio ficaram: Frimesa (Sustentabilidade e Melhores Práticas ESG), Primato (Melhor Cooperado – Suinocultura), Copacol (Liderança Feminina) e Aurora Coop (Bem-estar animal).

O levantamento e apuração das categorias, assim como o ranking em cada uma delas, foi elaborado pela Esalq/USP, sob a coordenação do professor Iran José Oliveira da Silva.


AVESUI AMÉRICA LATINA 2023

Com data marcada para 2023, a AveSui América Latina irá acontecer entre os dias 09 e 11 de maio, em Medianeira, no Paraná.

Para conhecer mais sobre a AveSui, acesse o site www.avesui.com ou as redes sociais: Instagram https://www.instagram.com/feiraavesui/, Facebook https://www.facebook.com/avesui e Linkedin https://br.linkedin.com/company/avesuifeiradaindustrialatinoamericana. 

Comentários