Economia e Negócios

santa helena

Comissão pede inclusão do Rural Tech no calendário de eventos do Estado

Representantes das instituições que compõem a Comissão Central Organizadora (CCO), do Rural Tech Santa Helena – Tecnologia e Inovação para o Campo, entregou nesta quinta-feira (19), um ofício ao deputado estadual Marcel Micheletto com o pedido de inclusão oficial do Rural Tech Santa Helena no calendário de eventos do Estado do Paraná.

O ofício foi entregue diretamente ao deputado, que esteve em Santa Helena e manteve contato com população no intuito de agradecer o apoio que teve durante o pleito eleitoral e se colocar à disposição para defender as demandas do município.

Nesse aspecto, a Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), a Administração Municipal de Santa Helena e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), entregaram o ofício ao deputado.

O evento teve sua primeira edição, em 2022, no período de 18 a 20 de agosto, no Campus da UTFPR. A segunda edição está agendada para 6 a 8 de julho de 2023.

Objetivos do evento

Dentre os objetivos está a construção e difusão do conhecimento por meio de transferência de tecnologia e capacitação para o desenvolvimento mais sustentável; elaboração, discussão, implementação e avaliação de políticas públicas; fortalecimento das cadeias produtivas locais e do turismo rural através da comercialização e divulgação dos produtos da agricultura familiar.

O público alvo do evento é formado por produtores rurais de Santa Helena e região, e estudantes de nível médio, colégios técnicos e institutos federais, estudantes de graduação das áreas agrárias e correlacionadas, e a população interessada nos temas em pauta.

Áreas trabalhadas

O evento compreende atividades como dias de campo nas áreas experimentais da UTFPR voltados a forragicultura na pecuária leiteira, fruticultura e produção de grãos; Exposição de cultivares de inverno e adubação verde desenvolvidas por instituições públicas de pesquisa e empresas privadas; Exposição e demonstração de técnicas em cultivo sustentável de hortaliças e agroecologia; Giro técnico em produção de grãos; Exposição, demonstração e regulagem de máquinas, implementos e equipamentos voltados à agricultura; Exposição e capacitação em otimização e sustentabilidade na aplicação de insumos em lavouras; Palestras e minicursos em temas específicos de interesse do público alvo e dos diversos parceiros do evento; Exposição de máquinas e equipamentos; Apresentação e comercialização dos produtos da agroindústria familiar e turismo rural através de feira de sabores da agricultura familiar; Área de exposição de tecnologias digitais voltadas meio agrícola e pecuário; Apresentações culturais de artistas ou grupos locais durante o evento e abertura da UTFPR para visita de escolas de nível médio e técnico.

“Em 2022, o evento foi de grande impacto e sucesso e já está com grandes expectativas para a edição de 2023, que acontecerá de 06 a 08 de julho, dessa forma, solicitamos seu apoio para a inserção do Rural Tech Santa Helena no Calendário de Eventos do Estado do Paraná”, destaca o ofício entregue ao deputado.

Comentários