Economia e Negócios

RECONHECIMENTO

Fecomércio PR entrega Troféu Guerreiro do Comércio a empresários de Foz do Iguaçu e Medianeira

Cerimônia reunirá em Curitiba mais de mil empresários e convidados para a entrega do troféu Guerreiro do Comércio e da Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em comemoração ao Dia do Comerciante, promove no dia 15 de julho, às 19h30, a 15ª edição do prêmio Guerreiro do Comércio, em que destaca empresários paranaenses de sucesso. Depois de interrupção de duas edições por causa da pandemia, a premiação retorna em grande estilo, e reunirá em Curitiba mais de mil empresários e convidados para a entrega do troféu Guerreiro do Comércio e da Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná.

Neste ano, 48 empresários serão homenageados, indicados por seus respectivos sindicatos empresariais filiados à Fecomércio PR serão homenageados. A indicação segue critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial.

“O troféu Guerreiro do Comércio reconhece empresários que geram riquezas, empregos e promovem o desenvolvimento do estado, superando dificuldades diariamente na condução de seus negócios. Por isso são verdadeiros guerreiros. Existe uma característica que une todo o empresário do nosso setor: é a extrema dedicação ao próprio negócio. A empresa torna-se o foco da vida, uma espécie de filha predileta. É ela a causa de suas preocupações, mas é nela que ele se realiza”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt, anfitrião do evento.

Além dos empresários, três personalidades receberão a Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná, a mais alta honraria da Fecomércio PR, concedida em 74 anos de existência da instituição a apenas 29 pessoas. Os agraciados com a comenda serão o artista Luiz Gagliastri; a advogada Marilena Indira Winter, primeira mulher a ser eleita presidente da OAB Paraná, e o empresário Paulo Hermínio Pennacchi.

Homenageados de Foz do Iguaçu e Medianeira

Representando o município de Foz do Iguaçu, será homenageado o empresário Eider Bruno Dal Moro, da empresa Conesul, indicado pelo Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz Do Iguaçu e Região (Sindilojas Foz do Iguaçu e Região). O homenageado de Medianeira será Milton Ávila da Silva, da Ferragem Medianeira, indicado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Medianeira e Região (Sincomed).

EIDER BRUNO DAL MORO

Empresa: Conesul Comércio de Equipamentos de Refrigeração Ltda.

Fundação: 1981

FOZ DO IGUAÇU

Superação e fé marcam a história do empresário Eider Bruno Dal Moro. Desde menino trabalhou na madeireira do pai e por isso não teve oportunidade de estudar. Foi alfabetizado aos 22 anos, no antigo Mobral, e sua principal leitura era a Bíblia. Um versículo em particular – Tiago 1:25 – o tocou profundamente, ao tratar da bem-aventurança, mensagem que passou a conduzir todos os seus passos. Assim, em 1976 saiu da madeireira da família e foi trabalhar na Pernambucanas, onde, em 1980, assumiu a sub-gerência do Departamento de Eletrodomésticos. Por sugestão de representante de máquinas de costura, fez um curso de manutenção. Só que não havia máquina de costura suficiente para garantir seu sustento, e começou a concertar fogões a gás, mesmo sem curso ou familiaridade com esse tipo de eletrodoméstico, pois o fogão de sua casa ainda era à lenha. Eider ia de porta em porta, oferecendo seus serviços de manutenção e, aos poucos, as donas de casa o indicavam para uma vizinha ou amiga. Passou a comercializar esses produtos, criando a Conesul. Em 1985, com a entrada do irmão e sócio, Enio, como técnico de fogões, a empresa melhorou seus serviços e expandiu seus negócios. O ramo de atividades foi migrando e hoje é uma loja especializada em cozinhas profissionais, atendendo hotéis, bares, restaurantes, panificadoras, cafés e afins. Atualmente a empresa é administrada pelos filhos de Eider e Enio.

MILTON ÁVILA DA SILVA

Empresa: Ferragem Medianeira

Fundação: 1992

MEDIANEIRA

A história da Ferragem Medianeira começou em 1963, com sua fundação pelo empresário Genesio T. Silva (in memoriam). Mas em novembro de 1992 surge a oportunidade que mudou os planos do então caminhoneiro Milton Ávila da Silva, ao comprar uma loja varejista de ferragens em geral. Começa então o desafio de conduzir essa empresa e conquistar antigos e novos clientes. Foram muitas lutas e várias as dificuldades enfrentadas, mas, com muita dedicação e trabalho, no ano de 2004 vem a primeira grande conquista que foi a construção da sede própria no endereço atual. Das mãos de Milton já surgiram duas outras empresas: a Casa Dona Benta, de utilidades domésticas e presentes em geral, e a Soldar Máquinas, hoje dirigida por sua filha e genro. A Ferragem Medianeira hoje é conhecida em toda região Oeste paranaense como referência no segmento, com 15 colaboradores e muitos desafios e vitórias pela frente.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS

Comendas “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”:

Luiz Gagliastri – Artista e escultor     

Paulo Hermínio Pennacchi – Diretor comercial do Grupo Pennacchi e presidente da Casa do Bom Menino de Arapongas

Marilena Indira Winter – Presidente da OAB Paraná           

Guerreiros do Comércio 2022:

APUCARANA:  Jorge Nader Amari

ARAPONGAS:  Anderson Rompinelli

BANDEIRANTES: Givaldo dos Santos Filho

CAMPO LARGO: Neivaldo Cézar Bertoja

CAMPO MAGRO: Emerson Luiz Stival

CAMPO MOURÃO: Itamar Zeni

CASCAVEL:  Edamar Basso Donadussi

Mario Antonio de Almeida

Rodrigo Bevilacqua

CASTRO:         Gilmar Raiher

Mauricio Proença

COLOMBO: Gabriel Baron Junior

CORNÉLIO PROCÓPIO: Kazumiti Inoue

CURITIBA: Adriani Ivalde Nichele Kusma

Alcides Onofre Salvi

Carlos Roberto do Vale

Creuza Aparecida dos Santos

Glaucio Mayer

Hélio Michalski

                        Joel Pavelski

José Arcanjo Ribeiro

Kelly Alessandra D. W. Souza de Lara

                        Lucas de Paula Ribeiro

Luiz Guilherme Cardoso Agne

                        Osmar Eloi Kaled

                        Rene Dalitz

                        Rodrigo Budel

                        Thales Zugman

FOZ DO IGUAÇU: Eider Bruno Dal Moro

GUARAPUAVA: Nuhar Karam Primak

IRATI: Sidnei Rodrigues

IVAIPORÃ: Afonso Pedro Frederico

JACAREZINHO Adriano José Oliveira

LONDRINA:     Marcia Cescato de Castro Ruiz

                        Wilson Sussumu Kato

MANDIRITUBA: Rosilene Vonsovicz Weber

MARECHAL CÂNDIDO RONDON: Eliseu Emidio Rheinheimer 

MARINGÁ:      Ali Saadeddine Wardani (in memoriam)

MEDIANEIRA: Milton Ávila da Silva

PALOTINA:      Aliandro Barbosa

PARANAGUÁ:  Antonio Luiz Alves

PATO BRANCO: Neusa Fatima Vanin

PONTA GROSSA: Gilberto Chrestani

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA: Tadeu Batista Martins

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: Saulo Garcia Nunes

UMUARAMA: Luciano Paulo Gomes Sauto

UNIÃO DA VITÓRIA: Mirian Enedina da Costa

VERA CRUZ DO OESTE: Khaled Nakka

Comentários