Economia e Negócios

FILMS

Fórum de logística aprova aliança entre 5 países por corredor de transporte bioceânico

Evento internacional de logística multimodal em Foz do Iguaçu definiu governança com representação da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

A aliança entre atores públicos e privados para tirar do papel o Corredor Bioceânico Multimodal de Capricórnio definiu sua forma de governança no Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS), realizado em Foz do Iguaçu de 11 a 14 de maio. A plenária final aprovou a criação de sete grupos permanentes de trabalho, com representantes de cinco países.

Os membros são da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, por onde passará o corredor, e do Uruguai, país também beneficiado com essa rota multimodal. Os grupos permanentes são: Integração Ferroviária; Gestão Integrada de Fronteiras; Comércio e Produção; Transporte e Logística; Integração Aérea; Turismo; e Grupo Universitário da Tríplice Fronteira.

“A boa governança leva aos grandes resultados. Definimos como e com quem vamos trabalhar para efetivarmos uma saída para o Oceano Pacífico, incentivando a criação de corredores que se complementam”, frisou o coordenador do FILMS, Danilo Vendruscolo. “Pela importância da nossa fronteira, temos o dever de ser protagonistas dessa integração”, declarou.

O Corredor Bioceânico de Capricórnio será uma rota de integração comercial, turística e humana da América do Sul, conectando os transportes rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. Os objetivos são eficiência logística, redução de custos de frete, desenvolvimento de regiões e facilitação das transações internacionais e dos deslocamentos de pessoas.

“A abertura de corredores privilegia as fronteiras terrestres, valorizando e desenvolvendo cidades e territórios”, avaliou o ministro da carreira diplomática João Carlos Parkinson de Castro. “Assim, buscam-se soluções para problemas que afetam o dia a dia das pessoas que vivem e trabalham na fronteira, como integração aduaneira e transpasso”, completou.

Cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alejandro Massucco disse que seu país está comprometido com o projeto, pois “o corredor bioceânico é uma forma de integração e prosperidade econômica para todos os países”. Representante das cooperativas do Paraguai, Romualdo Zocche reforçou a união. “É o início de um grande trabalho em conjunto entre todos os países. Nos interessa desenvolver a logística no Cone Sul.”

Canal com o Parlasul

Presente no encerramento do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável, o senador Nelson Trad (PSD-MS), que preside a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), colocou-se à disposição dos grupos criados em Foz do Iguaçu. Ele relatou a experiência de seu estado, o Mato Grosso do Sul, na efetivação do corredor de transporte.

“A logística determina se o produtor é ou não competitivo no mercado internacional. Precisamos desafogar o transporte rodoviário com novos modais”, analisou. “Os corredores estimulam o desenvolvimento e reduzem o custo dos fretes. O empresário deixa de ser mero receptor de cargas para tornar-se distribuidor de mercadorias importadas”, pontuou o senador.

O prefeito Chico Brasileiro parabenizou a equipe organizadora do FILMS e afirmou que o evento trouxe riqueza para Foz do Iguaçu e região na forma de conhecimento, projeto e integração. O gestor enfatizou a importância das medidas tomadas pelo Governo do Paraná para a expansão da Ferroeste, que fará a estrada de ferro conectar a fronteira.

“Em nome do município, cumprimentamos a todos que participaram desse fórum, que é um marco histórico para visão estratégica que precisamos ter na logística”, sublinhou o prefeito. “Esse debate, com certeza, nos levará a desdobramentos importantes para fortalecer a logística e o comércio internacional”, completou Chico Brasileiro.

Fórum permanente

O modelo de governança aprovado pelo FILMS prevê reuniões dos grupos permanentes de trabalho a cada três meses, de forma híbrida (presencial e virtual), e anuais junto às plenárias da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). O próximo congresso anual da entidade será em 25 e 26 de novembro de 2022.

“Pensar em logística é pensar em futuro, por isso esse é um fórum importante para o Paraná, o Brasil e o Cone Sul”, ressaltou o presidente da Faciap, Fernando Moraes. “Vamos construir juntos, sociedade civil organizada e poder público, as soluções para termos uma logística eficiente”, complementou.

Comentários