Economia e Negócios

ATENÇÃO

Procon Medianeira alerta sobre compras pela internet

Cada vez mais o consumidor está optando pelas compras pela internet e, consequentemente, aumentam o número de reclamações relacionadas ao segmento. Listamos alguns itens que devem ser observados no momento da escolha da loja.
Identifique o fornecedor por completo, seu site, razão social, CNPJ ou CPF, endereço físico e eletrônico, telefone de contato para atendimento ao consumidor, o registo de domínio no https://registro.br. O consumidor deve ter cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular.
Por lei, os dados do fornecedor devem ser informados no site de maneira clara e com destaque, de preferencia na pagina principal.
O cliente pode confirmar o CNPJ, razão social, endereço e situação cadastral do fornecedor no site da Receita Federal, www.receita.fazenda.gov.br, na inconsistência não compre.
Evite fornecer dados pessoais quando se usa computadores ou redes de Wi-Fi públicos. Se for um site desconhecido, que a pessoa nunca usou ou nunca teve nenhum tipo de recomendação, vale conferir os comentários de outros usuários.
Produtos ligados à saúde, estética e alimentação precisam de registros nos órgãos reguladores, como Anvisa e Ministério da Agricultura.
Com relação a características do produto, antes de comprar, analise a descrição do produto, compare-o com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se de que o produto atende sua real necessidade.
O fornecedor é obrigado a discriminar no preço toda despesa adicional que houver, inclusive o frete. É aconselhável aproveitar as promoções de frete grátis.
Conhecer a política de troca e devolução dos produtos. Salvar ou imprimir todos os comprovantes que demonstrem a compra e confirmação de pedido. Guarde a nota fiscal.
Redobre os cuidados e desconfie quando o site coloca como única forma de pagamento o depósito em conta ou PIX, especialmente quando for para pessoas físicas.
Sempre consultar a lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados que pode ser acessado pelo endereço http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
O site falso ou clonado, é uma cópia perfeita de lojas tradicionais e tem domínios similares aos verdadeiros, por isso é necessário checar a URL, o endereço que é digitado no navegador, para avaliar se há algo de estranho nela.
Muito cuidado com as superpromoções e ofertas tentadoras no e-mail ou em mídias sociais (posts patrocinados). Ao clicar nesses links, o consumidor pode ser direcionado para sites falsos que vão captar dados para aplicar golpes.
O Procon Medianeira atende no 3º andar da Prefeitura e pelo telefone 151.

Comentários