Educação e Cultura

PÓS-GRADUAÇÃO

Aprovados três novos doutorados para a UTFPR

Entrada principal da UTFPR em Curitiba

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação de três novos cursos de doutorado para a UTFPR: Formação Científica, Educacional e Tecnológica; Planejamento e Governança Pública; e Sustentabilidade Ambiental e Urbana – todos para o Câmpus Curitiba.

As propostas dos novos cursos foram avaliadas pelas respectivas áreas e analisadas durante a 183ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, ocorrida entre os dias 20 e 22 fevereiro em Brasília (DF).

Os cursos de doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica e Planejamento e Governança Pública serão os primeiros doutorados profissionais da UTFPR; modalidade de pós-graduação instituída pelo Ministério da Educação em 2017 com objetivo de proporcionar formação profissional avançada.

“A modalidade de Doutorado Profissional, à semelhança dos Mestrados Profissionais já ofertados pela UTFPR, dialogam com a identidade da Universidade Tecnológica por proporcionar um diálogo com o setor produtivo e comunidade externa à Universidade, que trazem questões problematizadoras de sua realidade, que tornam-se motivação para a pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico feitas na academia. Posteriormente, este conhecimento científico, além de apresentar soluções para o problema original, permite extrapolar o mesmo, permitindo a sua apropriação e aplicação pela Sociedade”, explica o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Nestor Saavedra Filho.

Já o doutorado em Sustentabilidade Ambiental e Urbana estará vinculado ao programa homônimo igualmente criado a partir da aprovação do novo curso e será ofertado com Conceito Capes 4, em uma escala que vai de 1 a 7. Os outros dois cursos de doutorado também serão ofertados com nota 4, a mesma dos respectivos programas de origem.

Comentários