Educação e Cultura

EDUCAÇÃO

Atividades Remotas com os alunos de Missal contarão como dias letivos

Na tarde desta quarta-feira, 03 de junho, foi avaliado o período da realização das referidas atividades

A Administração Municipal de Missal, por intermédio do decreto nº 5394 de 02 de junho de 2020, instituiu que as atividades remotas realizadas no período de enfrentamento da emergência de Saúde Pública de Importância Internacional decorrente do Coronavírus, serão computadas como dia letivo. A decisão foi acrescida em decretos anteriores. 

Conforme o referido decreto, o tempo diário destinado para o desenvolvimento de atividades escolares não presenciais deve considerar a etapa de desenvolvimento dos estudantes e será computado como 01 (um) dia letivo. Essa decisão vai vigorar enquanto perdurar a suspensão das aulas presencias nas Instituições de Ensino do Município de Missal.

Ainda não há nenhuma previsão de retorno das atividades presenciais na área da Educação. Inclusive, o Senado prorrogou até agosto a suspensão das aulas presenciais, portanto, pelo menos até 28 de julho, não terá o retorno das aulas. A decisão foi anunciada no Diário Oficial da União no dia 28 de maio como Ato do Presidente da Mesa do Congresso Nacional nº 42, pelo Senador Davi Alcolumbre.

Reunião de avaliação

A Secretaria Municipal de Educação de Missal fez, na tarde desta quarta-feira, 03 de junho, uma reunião de avaliação e repasse de novas orientações repassadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) em relação as aulas remotas (não presenciais), bem como sobre os registros no Livro de Registro de Classe Online Municipal (LRCOM).

Os gestores também aproveitaram a ocasião para avaliar o período em que estão sendo entregues as atividades não presenciais aos alunos. Segundo os relatos avaliados, neste primeiro momento houve uma boa participação. “Os professores estão planejando e adequando as atividades conforme o retorno da execução das atividades”, informou a secretária, Clarice Maria Grings Friedrich.

Ainda de acordo com a secretária Clarice, os diretores foram orientados a constantemente estarem acompanhando o processo, bem como, auxiliando as famílias que estão com algumas dificuldades. “Hoje (03) completamos 50 dias sem aulas presenciais”, lembra.

Clarice ainda reafirmou aos familiares dos alunos a importância do desenvolvimento das atividades escolares não presenciais pelos alunos. “É muito importante e será utilizado para registrar a frequência escolar do aluno”, destacou.

Orientações sobre o preenchimento do Livro de Registros de Classe Online

Na reunião também foram repassadas algumas orientações quanto ao preenchimento do LRCOM (Livro de Registros de Classe Online Municipal), conforme informações importantes recebidas através da Orientação Conjunta Nº 06/2020 – DEDUC/DPGESEED do dia 26 de maio de 2020. “Registros esses importantíssimos para podermos validar o ano letivo”, informa a secretária.

Clarice ainda complementa. “Estamos percebendo que os professores estão muito ansiosos e angustiados com essa situação, o que frisei muito, como em outros momentos já, que precisamos ter calma”, afirma. “Realmente estamos numa situação difícil, delicada, mas que precisamos encontrar maneiras de nos ajudar, agir com tranquilidade com alunos e famílias (pais)”, finaliza.

Comentários