Educação e Cultura

UTFPR MEDIANEIRA

Câmpus assina convênio para desenvolvimento de projeto de Terapia Fotodinâmica

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira, em parceria com as instituições de ensino superior Faculdades Guairacá, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), assinaram o convênio de cooperação científica para o desenvolvimento de projeto envolvendo à Terapia Fotodinâmica –  modalidade terapêutica utilizada, principalmente, na Dermatologia para o tratamento de câncer de pele e feridas. Seu princípio de funcionamento, baseia-se na interação entre um fotofármaco e luz para a inativação de células e microrganismos.

Nesta parceria, à UTFPR Medianeira e aos docentes associados ao projeto, cabe o desenvolvimento e produção de sistemas para irradiação de luz que serão utilizados na avaliação do processo de cicatrização de úlceras venosas, em realização nas Clínicas Integradas Guairacá, na cidade de Guarapuava, PR.

A cerimônia de entrega do convênio foi marcada pela presença do Diretor-Geral da Faculdade Guairacá, Juarez Matias Soares, Vice-Diretora, Kelly Cristina Nogueira Soares e professor do Colegiado de Enfermagem da instituição Eleandro Prado. Também presentes, representantes das universidades parceiras, a professora Tânia Toyomi Tominaga da (UNICENTRO), professor Wilker Caetano (UEM) e a professor Leandro Herculano da Silva (UTFPR Medianeira).

Comentários