Educação e Cultura

DIFERENCIAL

Colégio Anglo-Americano oferece o ensino bilíngue que pode transformar o futuro do estudante

No Colégio Bilíngue Anglo-Americano de Foz do Iguaçu, as crianças começam as atividades com a língua inglesa desde o maternal e seguem até o 3º ano do ensino médio. O contato com a segunda língua é diário e ininterrupto.  

O sistema bilíngue consiste em uma exposição constante da criança à língua inglesa, em suas atividades diárias e corriqueiras como a hora do lanche, a hora do parquinho, das brincadeiras entre outras, levando o estudante ao conhecimento linguístico de forma natural.

O colégio promove eventos onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades não só na produção escrita, como também na compreensão auditiva e produção oral com o objetivo de praticar o inglês. Eventos como Talent Show, Projeto Oscar, Salas que se Transformam e o Projeto de Produção de Artigos Científicos iniciado em 2019. “Além da imersão na língua, os alunos têm contato com os aspectos culturais dos principais países de fala inglesa, enriquecendo ainda mais o aprendizado e aquisição do idioma. Quanto mais exposto à língua, mais terá facilidade em aprender”, explica a Coordenadora do bilinguismo do Colégio Anglo-Americano, Professora Denise D’ Alessandro.

Para que o processo de aprendizagem da língua inglesa seja concreto e abrangente, o ideal é que a criança esteja em um ambiente escolar bilíngue, ou seja, que tenha contato diário, não apenas com a língua, mas com a cultura da língua alvo (inglês). Desta forma a aprendizagem ocorre de forma natural, assim como na língua materna. “Conhecer e saber se expressar em inglês e um quesito de extrema relevância hoje. O domínio de uma 2ª, 3ª lingua, facilita o acesso às informações e prepara o aluno para abraçar oportunidades no futuro profissional e acadêmico”, comenta o diretor do Colégio Anglo-Americano Professor Dr. Fábio Prado.

CONSTANTE CAPACITAÇÃO

Em 2019, a Professora Ph.D Kathleen A. Ellis da Texas Tech University – EUA, passou 6 semanas em uma intensa programação no Colégio

Durante o tempo que passou na instituição, a Professora realizou capacitações com o corpo docente, que teve uma iniciação científica para ensinar os alunos a verem os trabalhos que eles já fazem, através de outro aspecto. “Nosso Colégio já é muito forte. Os resultados de anos com o ensino bilíngue mostram que esse é o caminho. Essa imersão por 6 semanas com atividades científicas na língua inglesa, repassadas por uma professora com grande qualificação acadêmica foi mais uma ação para fortalecer o Colégio, os Professores e os alunos ainda mais”, explica Prado.

Para 2020 já estão confirmadas mais capacitações e palestras para o corpo docente e alunos com professores de universidades americanas.

Comentários