Educação e Cultura

SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU

Colégio Estadual do Campo Pedro Américo é destaque no IDEB

Em meio a este período desgastante que estamos passando, a Família do Colégio Estadual do Campo Pedro Américo foi surpreendida semana passada por uma notícia maravilhosa. Trata-se do maior índice de qualidade que mede a Educação Pública Brasileira – O IDEB. O Colégio Estadual do Campo Pedro Américo, localizado no bairro de Jardinópolis na cidade de Serranópolis do Iguaçu obteve uma média de 6,6 – anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º). Pontuação essa que a coloca como a 2ª maior média entre todas as escolas da região, configurando entre as 20 melhores escolas públicas de todo Estado do Paraná. Para a diretora Marize dos Santos Beraldin, “este é o resultado do trabalho de todos os profissionais de educação que passaram pela Escola nos últimos anos”.

Muitas foram as ações realizadas nos últimos oito anos para alavancar a qualidade de ensino do Colégio Pedro Américo, que vão desde o fortalecimento da parceria entre comunidade escolar e Escola até a adoção de uma gestão descentralizada dentro do ambiente de ensino, culminando para o aumento de 3,9 para 6,6 no índice IDEB. A diretora comenta que nunca houve preocupação em alcançar os melhores índices do Paraná e também não era o objetivo principal da equipe de gestão pedagógica, pois desde o início sabíamos que isso viria naturalmente como resultado expressivo de todo trabalho humanizado que se faz dentro do Colégio Pedro Américo. Destaca-se que em 2013/2014, iniciou-se um trabalho integrado com os projetos “Ensino Médio Inovador” e o “Mais Educação”, em consonância com o Projeto de Teatro e o Projeto de Leitura “Ler é Crescer” – coordenados pela bibliotecária na época Marcia Regina Mallmann Pinheiro, os quais se destacaram no cenário regional por despertar o interesse de toda a comunidade escolar pelo prazer da leitura e da arte, estreitando os laços entre a família a Escola.

Importante destacar também a grande evolução do Colégio na etapa do ensino Médio. Por ser ensino noturno, oportuniza que os alunos trabalhem durante o dia e vão estudar em seu 3ª turno diário. Por vezes, os estudos acabam ficando em segundo plano e mesmo assim, a garra e determinação destes estudantes elevaram a média geral do Colégio pontuando entre as 10 melhores notas da região. Um excelente avanço que segue de inspiração para muitos adolescentes que acreditam que é possível começar trabalhar cedo e conciliar seus estudos.

Daniel Grassi, ex-diretor da instituição de ensino, lembra que quando assumiu a Escola em 2012, se deparou com uma APMF totalmente fragilizada, tanto no aspecto humano quanto fiscal. “Não tem como iniciar um trabalho efetivo na Escola, sem antes estruturar uma das mais importantes instancia colegial. Resgatar a confiança e a dignidade da Associação era um dos maiores desafios da época”. Recorda que teve que pedir ajuda para contadores e advogados para conseguir recuperar a legitimidade da Associação de Pais, Mestres e Funcionários, a fim de iniciar uma trajetória que viria a colocar o Colégio Estadual do Campo Pedro Américo como uma das 20 melhores escolas do Ensino Fundamental II do Estado do Paraná.

A Família Pedro Américo, como gostam de ser chamados, é composta por uma equipe unida e engajada, sempre baseada no respeito mútuo entre professores, funcionários, alunos, famílias e comunidade em geral. O objetivo do Colégio é oferecer uma educação de qualidade aos munícipes serranópolitanos, centrado principalmente na valorização do ser humano e no fortalecimento de uma gestão pedagógica que leve em consideração os anseios de toda a comunidade, alicerçados pelos valores éticos, de honestidade, transparência, diálogo, comprometimento e respeito as diversidade.

Comentários