Educação e Cultura

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

Educação divulga cronograma de matrícula e rematrícula

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Educação divulgou o cronograma para matrículas e rematrículas do ano letivo 2021. Os pais e responsáveis devem ficar atentos às datas e prazos estipulados.

De acordo com a secretaria, para efetivação da matrícula é necessário apresentar os seguintes documentos: Cópia da Certidão de Nascimento; Conta de Energia Elétrica recente dos últimos 2 meses, quando a fatura não estiver no nome do responsável do aluno, apresentar juntamente outro comprovante como: contrato de aluguel; Declaração de Vacinação; Declaração de matrícula e frequência do CMEI ou Escola que está frequentando em 2020; Em caso de transferência deve apresentar também o Histórico Escolar ou a guia de transferência da escola de origem.

O cronograma é o seguinte:

Matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil

Dias 18/11 a 27/11/2020 – Matrículas de ingresso (NOVAS) e rematrícula para alunos que frequentarão em 2021 os Centros Municipais de Educação Infantil. Para realização das matrículas novas, os pais ou responsáveis deverão retirar junto a Assistente Social na Secretaria de Educação a autorização de encaminhamento da matrícula.

Matrículas nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º Ano

Dias 18, 19 e 20/11/2020 – Matrículas de ingresso (NOVAS) na Rede Municipal de Ensino aos alunos que em 2021 se matricularão no Pré nível I nas Escolas Municipais; Aos alunos que não frequentaram creches em 2020 e que ingressarão diretamente no pré nível I ou nível II nas Escolas Municipais. Aos alunos que nunca frequentaram Pré nível I ou Pré nível II nas Escolas Municipais e que ingressarão diretamente no 1º Ano do Ensino Fundamental.

Dias 23 a 27/11/2020 – Rematrícula da Rede Municipal de Ensinoaos estudantes matriculados em 2020, no ensino fundamental de 1º ao 5º Ano, Educação Infantil Pré nível I e Pré nível II, Eja e Classe Especial que prosseguirão seus estudos, no ano letivo de 2021, nas mesmas instituições de ensino da Rede Pública Municipal.

A partir de 30/11/2020 – Início do cadastramento para espera de vaga escolar – CEVE, para estudantes de todas as séries/anos/modalidades de ensino, egressos e provenientes de outras redes de ensino, de outros municípios (devido à mudança de endereço) ou estados; estudantes que, por algum motivo, desejam estudar em instituição de ensino diferente daquela em que estiver regularmente matriculado no ano letivo de 2020.

Dias 23 a 18/12/2020 – Confirmação de vaga para os estudantes direcionados do 5º Ano para o 6º ano do Ensino Fundamental nas Escolas da Rede Estadual de Ensino. Processo on-line preferencialmente por meio da “Área do Aluno”, no site www.areadoaluno.seed.pr.gov.br.

A Secretaria informa ainda que as rematrículas e matrículas não serão realizadas por ordem de chegada ou fila, e sim, pela proximidade da residência do aluno em relação à Escola.

Para a confirmação da vaga será analisado o endereço e confirmadas as matrículas dos alunos que residem mais próximos à escola, ou que pertencerem a área de abrangência do estabelecimento de ensino. Os endereços poderão ser confirmados pela visita da Assistente Social.

Os critérios para distribuição de vagas por turno, está relacionada à melhor forma de organização da escola e das turmas, descritos na Instrução Normativa nº 02/2020 – SEED/DPGE que norteiam o processo de matrícula na Rede Pública de Ensino.

Comentários