Educação e Cultura

lindeiros

Estruturação regional leva artesãs lindeiras à Mega Artesanal em São Paulo

Artesãs lindeiras participaram da Mega Artesanal, dias 28 e 29 de outubro, em São Paulo. O transporte para o evento foi viabilizado por intermédio da Linha Ecológica, e as artesãs custearam a hospedagem, alimentação e deslocamento na cidade. A viagem faz parte de um projeto maior que contempla a Rede de Cooperação do Artesanato.

O trabalho resulta de uma ação que visa o incentivo ao setor em cada município e, com isso, fortalecer inciativas em toda a região por intermédio do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), pelo eixo ‘inovação’.

A Mega Artesanal é realizada há mais de 15 anos, com a participação da indústria, do comércio, dos ateliês, confeiteiros e artesãos. “Aprendeu-se muito, não somente de artesanato, mas, também, sobre comércio e mídias”, destaca uma das representantes do grupo de trabalho (GT), do artesanato, Marlei Scussel. “Muitas ações poderão ser levadas para a região e isso possibilitará a melhora do setor”, destaca a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler.

No evento foram oferecidos cursos e demonstrações, além dos lançamentos e venda de produtos, matérias primas, projetos, desafios, exposições, premiações, encontros e negócios.

Estruturação do artesanato

A reuniões para a formação da Rede de Cooperação do Artesanato iniciaram em abril e percorreram os 16 municípios lindeiros ao lago de Itaipu. Atualmente estão sendo definidas as ações para serem implementadas a partir de 2023.

Comentários