Educação e Cultura

PTI

Lançamento do edital da 2ª Edição do Programa Integração Universidade e Empresa

Iniciativa tem como finalidade promover à retomada econômica e a cultura de inovação e empreendedorismo em Foz do Iguaçu.

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) divulgou nesta segunda-feira (31), o edital de lançamento da 2ª Edição do Programa Integração Universidade e Empresa. A ação, desenvolvida pelo PTI – BR, Itaipu Binacional e o Sebrae Paraná, faz parte do Programa Acelera Foz e tem como objetivo envolver estudantes universitários, instituições de ensino superior e empreendedores em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O prazo para inscrição e submissão das propostas iniciou hoje (31) e segue até o dia 20/06/2021. Cada empresa poderá incluir até três bolsistas para o desenvolvimento das atividades.

Ao todo serão seis instituições de ensino parceiras, sendo elas a Cesufoz, IFPR, UDC, Uniamérica, Unila e Unioeste. A iniciativa ofertará 30 bolsas de inovação (no valor de R$ 800), com duração de até dois meses, para que os estudantes possam atuar no desenvolvimento de soluções inovadoras conforme demandas cadastradas por empresas de pequeno, médio e grande porte de Foz do Iguaçu.

A primeira edição do programa, lançada em junho do ano passado, visando a promoção da retomada econômica no período de pandemia, contou com 109 propostas recebidas, 69 empresas/projetos participantes e 169 bolsistas selecionados.

Para o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, a primeira edição foi um sucesso, pois permitiu que o Parque desempenhasse o seu propósito de transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para o progresso da sociedade, isso nos aproximou ainda mais da população. “Após visitar algumas das empresas participantes foi possível verificar o grande impacto positivo que este Programa proporcionou. Para os acadêmicos, uma experiência ímpar e para os empresários, as soluções inovadoras apresentadas por essa nova geração. Essa integração incentiva a cultura de inovação e cria oportunidades de desenvolvimento e geração de emprego e renda para Foz do Iguaçu.”

De acordo com o diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Regis, o Programa Integração Universidade Empresa possibilita aos acadêmicos a oportunidade de iniciar a carreira profissional ao colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. “O Parque Tecnológico tem entre os propósitos promover a conexão entre as instituições de ensino e as empresas. Oportunizar a inserção dos estudantes universitários, tanto da graduação como da pós-graduação, no ambiente empresarial, além de diminuir a evasão. Tem, também, como resultado a qualificação dos negócios, o estímulo à economia e a oferta de mais empregos”, afirma.

Cronograma do edital:

Inscrição – Submissão das propostas

31/05 a 20/06

Resultado das propostas selecionadas

12/07

Formalização das Propostas

12/07 a 08/08

Resultado Final

30/08

Comentários