Educação e Cultura

são miguel do iguaçu

Matrículas e rematrículas para a Rede Municipal de Ensino iniciam no dia 03 de novembro

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, divulgou o cronograma das matrículas e rematrículas para o Ano Letivo 2023 das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI’s.

Os pais ou responsáveis deverão comparecer nas instituições de ensino para efetuar o cadastro do aluno portando os seguintes documentos: para matrículas novas (Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência e carteirinha de vacinação) e rematrículas (carteirinha de vacinação e comprovante de residência).

O cronograma das matrículas e rematrículas é:

– De 03 a 11/11/2022

Rematrícula da Rede Municipal de Ensino aos estudantes matriculados em 2022, no ensino fundamental de 1º ao 5º Ano, Educação Infantil Pré nível I e Pré nível II, Eja , Classe Especial, Sala de Recurso e CRECHE- todos o níveis, que prosseguirão seus estudos, no ano letivo de 2023, nas mesmas instituições de ensino da Rede Pública Municipal.

– De 16 a 25/11/2022

Matrículas de ingresso (NOVAS) na Rede Municipal de Ensino aos alunos que em 2023 se matricularão no Pré nível I e II nas Escolas Municipais;

Aos alunos que frequentaram em 2022 a última etapa da Educação Infantil (creche) e que ingressarão nas Escolas Municipais;

Aos alunos que não freqüentaram creches em 2022 e que ingressarão diretamente no pré nível I ou nível II nas Escolas Municipais;  

Aos alunos que nunca frequentaram Pré nível I ou Pré nível II nas Escolas Municipais e que ingressarão diretamente no 1º Ano do Ensino Fundamental.

– De 16/11/2022 a 25/11/2022

Matrícula de Ingresso (NOVAS) para alunos que frequentarão em 2023 os Centros Municipais de Educação Infantil. Para realização das matrículas novas, os pais ou responsáveis deverão retirar junto a Assistência Social na secretaria de Educação a autorização de encaminhamento da matrícula.

– De 29 a 30/12/2022

Início do Cadastramento para Espera de Vaga Escolar – CEVE para estudantes de todas as séries/anos/modalidades de ensino, egressos e provenientes de outras redes de ensino, de outros municípios (devido à mudança de endereço) ou estados; estudantes que, por algum motivo, desejarem estudar em instituição de ensino diferente daquela em que estiver regularmente matriculado no ano letivo de 2022.

– 01/12/2022

Início chamamento da lista do Cadastramento para Espera de Vaga Escolar para efetivação da matricula.

A secretaria lembra que as rematrículas e matrículas não serão realizadas por ordem de chegada ou fila, e sim, pela proximidade da residência do aluno em relação à escola. Para a confirmação da vaga será analisado o endereço e confirmadas às matrículas dos alunos que residem mais próximos à escola, ou que pertencerem à área de abrangência do estabelecimento de ensino. Os endereços poderão ser confirmados pela visita da assistente social.

Os critérios para distribuição de vagas por turno estão relacionados à melhor forma de organização da escola e das turmas, descritos na Instrução Normativa nº 03/2021 da secretaria de Estado da Educação que norteiam o processo de matrícula na Rede Pública de Ensino.

Comentários