Educação e Cultura

ESPETÁCULO

Medianeira recebe peça teatral vencedora do Prêmio Shell

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Medianeira recebe, no próximo dia 09 de agosto, o espetáculo “Não vejo Moscou da janela do meu quarto”, agraciado em duas categorias (direção e iluminação) do Prêmio Shell 2014 – uma das mais tradicionais premiações do teatro brasileiro. A peça faz parte do Circuito Cultural, iniciativa do Sesi Cultura Paraná,  e será exibida às 20h, no CPC Arandurá. A censura é 16 anos. A entrada é gratuita, mas quem puder colaborar pode levar um quilo de alimento não perecível. O alimento pode ser trocado pelo ingresso a partir das 19h no local, na bilheteria.

SOBRE A PEÇA  – No palco, os personagens Macha, Irina e Andrei vivem o cotidiano confinados em uma casa que, aos poucos, vai sendo invadida por algo ou alguém que não se revela. Em paralelo, anseiam por uma viagem a Moscou – cidade presente na memória afetiva deles e um lugar cada vez mais distante.

O processo de isolamento expõe as relações sensíveis que unem as personagens entre si com o passado e o “lá fora” obscuro – provocando um deslocamento da ação para um registro de irrealidade, humor e suspensão poética. Em cena, esse isolamento ocorre na medida em que atores e cenários percorrem o espaço do palco, de onde vão sendo gradualmente expulsos.

Um dos temas de destaque do espetáculo colocado em discussão é a questão dos imigrantes, de pessoas que são expulsas de seu lugar de origem e da tentativa de habitar dignamente um novo espaço. O grupo enfatiza que a peça busca promover a seguinte reflexão: “que forças nos movem a abandonar nossas raízes e que forças temos que mover para seguir construindo as relações que nos mantêm vivos?”.

Além de temporadas no Brasil, nos últimos anos o espetáculo tem circulado pela América Latina, tendo sido apresentado em importantes festivais no Peru e na Colômbia.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA POR EDITORIA

Comentários