Educação e Cultura

MISSAL

Merendeiras da Escola Novo Milênio vencem concurso de Receitas Saudáveis

O prato vencedor foi o Suflê de Milho verde com frango e Legumes

Na noite de quinta-feira, 24 de outubro, ocorreu o 4º Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar da BP3 e Oeste do Paraná – Edição Receitas Saudáveis 2019. Foram 09 receitas que disputaram, sendo das 06 escolas e 03 CMEI’s. A receita vencedora foi da Escola Municipal Novo Milênio, Suflê de Milho Verde com Frango e Legumes, preparado pelas merendeiras Anísia Schommer e Cleonice Hoffmann Schein. A pontuação foi 86,8.

Cada uma delas receberá R$500,00 e a instituição ao qual pertencem irá receber R$800,00 para aplicação na cozinha. A entrega oficial do prêmio será em dezembro no município. A receita vencedora vai compor o 4º Caderno de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar da BP3 e Oeste do Paraná – Edição Receitas Saudáveis 2019.

Avaliação

A avaliação foi feita por 05 juradas de municípios vizinhos, respeitando o regulamento dos parceiros do concurso, Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimentos dos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Sandreline Donin Bender de Santa Helena, Elisandra Leoni Redmann e Soraya Knorst de Itaipulândia, Silvana Teles de Moraes e Estela Holz Medianeira foram as juradas.

A avaliação dos pratos foi com base em quatro critérios: apresentação visual, aroma, sabor e textura. Cada critério com peso de 15 pontos, totalizando 60% da nota.

Os 40% restantes da nota foram pontuados e avaliados pela nutricionista responsável, técnica do PNAE, Lilian da Rosa Mohr, observando os critérios:

  • Quantidade de alimentos provenientes da Agricultura Familiar,
  • Fácil aplicabilidade na alimentação escolar e inserção no cardápio;
  • Reaproveitamento de folhas, talos e cascas;
  • Uso de plantas condimentares e/ou PANCs (Plantas alimentares não convencionais).

Empate

Na apuração das notas, o resultado final na realidade foi um empate e de acordo com o regulamento, caso houvesse empate, fica como critério de desempate a maior variedade de alimentos com procedência da Agricultura Familiar. Portanto, seguindo esse critério, a receita da Escola Novo Milênio foi a vencedora.

Objetivo

O principal objetivo é a criação de cardápios com receitas de aplicabilidade com alimentos da agricultura familiar para publicação do 4º Caderno de Receitas Saudáveis.

O concurso conta com a participação de 54 municípios da BP3 e Oeste do Paraná, sendo impulsionado pela proposta de formação continuada com as nutricionistas e cozinheiras envolvendo a interface dos Programas da Itaipu Binacional, Programa de Educação Ambiental e Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O objetivo é incentivar cozinheiras e nutricionistas a criarem cardápios com produtos de procedência da agricultura familiar, com estímulo à aprendizagem pelos estudantes por meio de uma boa alimentação e contribuir com a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, o concurso também visa a abordagem à sabedoria popular voltada às plantas medicinais, condimentares e com propriedades funcionais no uso para a alimentação escolar, com incentivo à organização de hortas escolares e comunitárias com o cultivo orgânico.

Receitas

CMEI Divina Providência – TORTA DE ESPINAFRE (Rosane e Renata)

CMEI Sementes do Amanhã – TORTA DE PÃO COM FRANGO (Suzana e Noemi)

CMEI Pequeno Príncipe – EMPADINHA REAL (Maria e Loiva)

Escola Rural Mun. Epitácio Pessoa – FESTA DE LEGUMES (Dilce e Rosa)

Escola Mun. Antônio Raposo Tavares – ESCONDIDINHO DE MANDIOCA E INHAME – (Liandra e Adriana)

Escola Mun. Novo Milênio – SUFLÊ DE MILHO VERDE COM FRANGO E LEGUMES (Anísia e Cleonice)

Escola Mun. Renascer – LASANHA DE MACARRÃO SABORIZADA COM LEGUMES E PEIXE (Araci e Salete)

Escola Mun. Joaquim Nabuco – BOLINHO DE CARNE SAUDÁVEL (Ana e Vanessa)

Escola Mun. Olavo Bilac – BOLO FUNCIONAL (Paula e Zélia)

Comentários