Educação e Cultura

Seu futuro depende de você!

Oportunidade profissional na área de T.I em Medianeira

Se você nunca ouviu essas nomenclaturas é bom começar a prestar atenção na profissão que mais tem vagas hoje em Medianeira. Vagas de programadores para as empresas e em especial as do setor de T.I são divulgadas a todo momento, em uma conta rápida chegamos a mais de 200 vagas disponíveis que possuem urgência no seu preenchimento.

Para entender esse apagão e procurar alternativas, o Codemed criou por solicitação dos empresários a Câmara Técnica de Inovação. Em um planejamento ágil, o grupo definiu o que é Inovação, para que todo o ecossistema tenha um foco em comum, que é explorar ideias para gerar desenvolvimento. Segundo o coordenador da Câmara, o empresário  Leandro Scalabrin  “uma das ações definidas pelo grupo foi conhecer quais os atores que podem oferecer capacitação para os futuros funcionários do setor. Assim, várias reuniões foram realizadas no CienTech – Parque Científico e Tecnológico, Semear, Colégio Mondrone e outras que serão agendadas. A partir dessas reuniões alguns cursos já estão com data marcada para o seu início”.

O primeiro deles é o Programa Melhor Aprendiz Tech que é oferecido pelo Senac, o Gerente Sérgio Figueiredo comenta “é um curso bem direcionado às áreas que o mercado precisa. Medianeira cresceu tanto que nós não temos mais profissionais desenvolvedores de software. Em várias reuniões chegou-se à conclusão que precisamos formar esse pessoal, surgindo o Aprendiz Tech”.

O técnico em relações com mercado, Junior Moises Rosso informa como vai funcionar as inscrições e a capacitação “ o Senac Medianeira junto com a Câmara Técnica e o Codemed visualizando oportunizar vagas para jovens e adolescentes para adentrarem ao mercado de trabalho no ramo de tecnologia, está trazendo para Medianeira o Programa Jovem Aprendiz Tech, um programa que já existe no Senac e em Medianeira será a terceira cidade que vem com esse projeto. O programa tem a duração de 12 meses e o jovem irá passar 440 horas em educação no Senac aprendendo a desenvolver software e as outras 560 horas esse jovem passa na empresa praticando. O programa é remunerado e o jovem tem um registro, um amparo legal. Quem faz a contratação do jovem a seleção, é a própria empresa que contratará”.

O empresário Valdir Civiero,  presidente do Sincomed  cita sobre a importância do Sistema Sesc-Senac em Medianeira “ desde muito tempo a cada época, conforme as necessidades o Senac vem treinando as pessoas. Hoje devido a tecnologia e o mundo virtual está firmada a parceria para realizar a capacitação nessa área. Por isso a importância dos treinamentos e qualificação de mão de obra”.

A presidente do Codemed comentou sobre o projeto de capacitação “a missão do Codemed é unir o Poder Público, as empresas, as academias e a população numa mesma mesa para discutir o futuro de Medianeira. E foi em uma destas reuniões que se identificou a necessidade de profissionais na área de T. I, e ao mesmo tempo jovens buscando por emprego. O resultado estamos vendo agora que é a criação de cursos na área de T.I para suprir esta necessidade imediata, dando oportunidade aos jovens de Medianeira e região.

Se você empresário ficou interessado nessas capacitações fique atento, terão muitas oportunidades e a sua empresa pode contribuir com esse projeto e possuir mão de obra qualificada em T.I. Mais informações diretamente na ACIME.

Sobre o Codemed

É  uma bandeira estratégica da ACIME que foi criado por Lei Municipal em 2017. Tem por objetivo pensar Medianeira para o futuro, a partir da união das entidades que representam o setor socioeconômico.

Comentários