Educação e Cultura

MISSAL

Parceria viabiliza Estufa Hidropônica

O investimento foi feito totalmente pelo Sicredi, visando o desenvolvimento sustentável

No último dia 12, foi feita a entrega de uma Estufa Hidropônica nas Escolas em Vista Alegre, interior de Missal. A Escola Estadual do Campo Aurélio Pilotto que atua em dualidade com a Escola Municipal do Campo Antônio Raposo Tavares, fez uma importante parceria com o Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, para viabilizar essa Estufa, que se trata de um projeto piloto.

O Diretor da Escola Aurélio Pilotto, Anderson Trogello, explicou que buscou, junto ao Sicredi, a parceria, pois tinham a ideia de implantar uma Estufa Hidropônica. Ainda segundo Anderson, o Sicredi estava no início de um projeto e precisavam de um parceiro para implantar uma estufa. “Então somos esse parceiro”, disse o Trogello à direção do Sicredi.

“Inicialmente vamos organizar uma forma de trabalhar com cada turma, tanto da Escola Municipal, quanto da Estadual, e pretendemos montar um cronograma para que cada turma acompanhe o dia a dia, acompanhe o desenvolvimento da estufa, e a princípio, aquilo que for produzido, servirá para melhorar a alimentação nas nossas escolas”, explica o Diretor.

PARCERIA SICREDI – O investimento na Estufa foi feito totalmente pelo Sicredi, visando o desenvolvimento sustentável e faz parte dos princípios sociais que a instituição financeira possui. Essa é a primeira Estufa viabilizada pelo Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ. “A instituição precisava de um espaço e a Escola aceitou ceder esse espaço”, informou a assessora de programas Sociais do Sicredi, Fátima Ambrósio.

O Presidente, Luiz Hoflinger, conta que tiveram a ideia de instalar alguma Estufa Hidropônica, segundo ele, até para futuramente oferecer uma linha de crédito voltada para esse tipo de item. “A nossa preocupação sempre foi fazer algo funcional, com baixo custo, para que no futuro possa ser disponibilizada para sociedade em geral”, sugere.

O Presidente acrescentou que encontraram o local, quando o Diretor Anderson também estava com uma ideia de implantar a Estufa. “Nós unimos a vontade dele (diretor), com a ideia do Sicredi, arrumamos um parceiro e estamos entregando hoje (12), que vai servir, não só para produzir o alimento, mas pra educar as crianças, pois a gente sabe que aqui as pessoas têm uma grande relação com o rural”, completa.

Hoflinger visualiza as possibilidades para o futuro. “No futuro, porque não, isso possa se disseminar, nas escolas do município, não só do interior, mas também na cidade, onde teria um valor maior ainda, para as crianças entender ainda melhor esse conceito sustentável, utilizando pouco espaço, tudo muito bem controlado, a água, que pode ser reaproveitada”, exclama.

Luiz Hoflinger, não nasceu em Missal, mas desde 1969 viveu na cidade e tem um histórico no município. “Estou muito feliz, me criei no agronegócio, na agricultura, e poder vir aqui, em Missal, fazer essa entrega, pessoalmente é motivo de grande satisfação, e pro Sicredi também”, declara.

Por se tratar de um projeto piloto, essa iniciativa poderá ser levada adiante, melhorando alguns detalhes, beneficiando não só alunos, mas a comunidade de uma forma geral. “Eu tenho um sonho de ter no Sicredi um pacote completo, quem sabe na hidroponia com diversos tamanhos, nos mais variados módulos, com modelos que possam ser utilizados em apartamentos ou sacadas, espaços menores”, apresenta o Presidente do Sicredi.

ESTUFA HIDROPÔNICA – Trata-se de uma técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva, balanceada que contém todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. A empresa que instalou a Estufa em Vista Alegre, com a parceria do Sicredi, foi a Hidrosolo de Vera Cruz do Oeste-PR e filial em Ciudad Del Este – PY.

O Presidente do Sicredi, Luiz Hoflinger, ainda observa a importância dessa estufa. “É usado apenas água, estamos num ambiente de estufa que ajuda a controlar insetos, é bem ventilada, o calor acaba se dissipando, tem um conceito sustentável muito grande”, comenta.

Para o Presidente, o mais importante é o envolvimento com os alunos, que poderão plantar e, posteriormente, colher e utilizar o que for produzido na estufa. “Acredito que esse apelo é o mais importante, pois, quando falamos em sustentabilidade, as pessoas imaginam logo plantar árvores apenas, mas são muito mais coisas, portanto, isso tem um conceito muito maior que só plantar as hortaliças, mas um conceito de sustentabilidade”, finaliza.

ATO DE ENTREGA – Estiveram presentes, além do Presidente do Sicredi, Luiz Hoflinger, diversos membros da diretora, área financeira, social, de imprensa, conselheiros e representantes da Agência de Missal. O Vice-prefeito de Missal, Eduardo Staudt, a Secretária de Educação, Clarice Friedrich, a diretora da Escola Municipal, Estela Schripe, alunos, professores, funcionários da escola e membros da comunidade também foram conhecer de perto a Estufa Hidropônica.

O vice-prefeito Eduardo destacou a importância dessa parceria e parabenizou os envolvidos na iniciativa, principalmente ao diretor da Escola, Anderson Trogello, em ir em busca dessa parceria, ao Adeli Graef, gerente da agência de Missal, juntamente com Luiz Hoflinger, pela sensibilidade que tiveram com o projeto. “Para nós é muito gratificante ver que alunos do município possam aprender técnicas que otimizam espaço e tempo para produzir alimentos de qualidade, sem aplicação de inseticida”, destaca Eduardo.

Comentários