Educação e Cultura

MISSAL

Qualidade na alimentação escolar nos CMEIs

Incentivo também na produção de alimentos da agricultura familiar, pois quase 80% da merenda que é adquirida com recursos do PNAE, é de agricultores familiares. O cardápio é elaborado priorizando os alimentos in natura.

A Rede Municipal de Educação de Missal conta com aproximadamente 1.165 alunos, sendo ao todo nove estabelecimentos de ensino, três CMEI’S e seis escolas, todos os alunos matriculados são beneficiados com a alimentação escolar. Diariamente são servidas cerca de 2.000 mil refeições para os alunos da Rede Municipal.

O governo federal através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), repassa aos municípios uma verba que é utilizada exclusivamente para aquisição de alimentos destinados aos alunos, ficando para o município a responsabilidade de complementar essa verba com recursos próprios, assegurando segurança alimentar e nutricional aos alunos.

A alimentação saudável e adequada, utilizando alimentos variados e seguros, contribuem para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica. Sabendo da importância da alimentação na vida escolar do aluno, o Município de Missal prioriza a alimentação escolar e procura sempre melhorar os investimentos para que todos os objetivos de uma alimentação adequada sejam atingidos.

A Secretaria Municipal de Educação possui nutricionista responsável técnica pelo PNAE, Lilian da Rosa Mohr. Segundo ela, recentemente houveram mudanças nos cardápios dos CMEIs, pensando na garantia de qualidade do atendimento. São atendidas cerca de 250 crianças nos três CMEI’s, onde diariamente são servidas de 4 a 5 refeições. “Atendemos crianças de 4 meses a 4 anos, cada faixa etária tem necessidades nutricionais diferentes, sendo elaborados cardápios de acordo com essas necessidades”.

Janta nos CMEIs

As principais refeições servidas são café, almoço e a janta, essa última uma novidade, pois até no ano passado as crianças recebiam um lanche a tarde e agora passaram a receber uma refeição salgada, chamada de janta. Na tentativa de diminuir o consumo de alimentos altamente industrializados, o cardápio é elaborado priorizando os alimentos in natura, as crianças recebem frutas duas vezes ao dia, e duas refeições salgadas, refeições essas que utilizam muitas verduras e legumes.

Juntamente com a qualidade nutricional dessas refeições temos o incentivo da produção de alimentos dos agricultores familiares do Município, pela lei Nº 11.947/2009 do PNAE, o município é obrigado a comprar, no mínimo, 30% da verba do governo federal em alimentos produzidos pelos agricultores familiares, mais no Município de Missal esse número é maior ,chegando a quase 80%.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, professora Clarice Maria Grings Friedrich, frisou o importante trabalho no acompanhamento da execução da alimentação escolar do Conselho da Alimentação Escolar – CAE. Esse conselho possui caráter fiscalizador permanente, deliberativo e de assessoramento.

O Conselho é composto por representantes da sociedade civil, pais e alunos, trabalhadores da educação e discentes e do Poder Executivo. “Queremos aproveitar a oportunidade e agradecer o comprometimento dos membros do CAE de Missal, que participam de licitações, analisam as notas de emprenho, fazem visitas as escolas e CMEI’s, sugerem melhorias quando necessário”, explica Clarice.

A secretária Clarice, juntamente com a nutricionista Lilian, destacaram também a importância dos gestores e das cozinheiras que atuam nas escolas e CMEI’s, no total são 14. Elas estão à frente das cozinhas, garantindo a qualidade no preparo dos alimentos, usando sua criatividade nas receitas, sendo fundamental na aceitação das crianças referente aos cardápios, o trabalho das cozinheiras é realizado com muita dedicação, são muitas refeições servidas diariamente.

“Temos diversas crianças com necessidades alimentares especiais, e as cozinheiras tem o compromisso de tomar todo cuidado para que essas necessidades sejam atingidas. Esse ano nossas cozinheiras irão receber da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, uniformes adequados para melhorar ainda mais seu desempenho, assim que o processo licitatório for concluído a distribuição de calçados, aventais e toucas serão realizados. Para garantir a qualidade do trabalho dessas cozinheiras são oferecidos, anualmente, cursos de capacitação onde elas recebem treinamentos sobre vários temas”, conclui Clarice.

O prefeito Maneco também visitou os CMEIs e destacou que está feliz, pois as crianças estão sendo bem cuidadas e alimentadas. “As crianças são prioridade em nossa administração”. O prefeito ouviu de diretoras e coordenadoras dos CMEIs, elogios quanto a qualidade da merenda, ressaltando que a refeição servida como ‘janta’, por volta das 16 horas e mais frutas, tem reflexo positivo no desenvolvimento das atividades.

Comentários