Educação e Cultura

rodando o paraná

São Miguel do Iguaçu vai receber o projeto Cinema na Praça na próxima terça-feira (25)

O município de São Miguel do Iguaçu será contemplado com o projeto Cinema na Praça na próxima terça-feira, dia 25 de junho, com a exibição gratuita de dois filmes na Rua Coberta Addy Maria Dall’Oglio Cavalca.

O projeto, que é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e produzido pela Messe Produções Culturais, conta com apoio do Governo Municipal e é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Os filmes serão exibidos em duas sessões: a partir das 15h00, com o filme ‘Brichos 2, A Floresta é Nossa’ e a partir das 18h30, com exibição do longa ‘Minha Mãe é Uma Peça 3’.

‘Todos os nossos munícipes estão convidados a acompanhar esse grande projeto e aproveitar esse novo espaço público, moderno e muito lindo, que será inaugurado nesta sexta-feira’, destacou o prefeito Boaventura Motta.

O projeto Cinema na Praça está percorrendo 79 municípios do Paraná realizando sessões de cinema com distribuição gratuita de pipoca para os presentes. Para que todos possam participar da programação, o Cinema na Praça terá exibições com acessibilidade, incluindo tradução em Libras e audiodescrição.

A curadoria do projeto selecionou dois títulos que serão exibidos em cada uma das cidades visitadas pela carreta-palco. A escolha tem relação com o objetivo principal do edital: valorização das produções nacionais e paranaenses, além de estimular o consumo da cultura brasileira.

Brichos 2, A Floresta é Nossa

O primeiro filme é uma animação 100% paranaense. O premiado “Brichos 2 – A Floresta é Nossa”, de 2012, foi dirigido por Paulo Munhoz e contou com as vozes de Antonio Abujamra, Marcelo Tas e Fabíula Nascimento. Com roteiro de Munhoz e de Érico Beduschi, é um filme de entretenimento que traz reflexões importantes a respeito de temas como identidade cultural, influências de povos colonizadores, sustentabilidade e a relação, por vezes conturbada, entre pais e filhos.

Os primeiros rascunhos de “Brichos” começaram em 2001, com a ideia de criar personagens inspirados na cultura nacional e na biodiversidade da natureza brasileira. Vem daí, inclusive, a palavra “bricho”, que remete aos “bichos brasileiros”.

  • Filme ganhador do grande prêmio do cinema brasileiro de 2013 na categoria animação
  • Segundo longa-metragem de animação feito no Paraná (o primeiro foi Brichos)
  • Veiculado em 19 países pelo canal Nickelodeon
  • Trailer: https://youtu.be/c9I-HwLSgVs
  • Título: Brichos 2, A Floresta é Nossa
  • Gênero: Animação
  • Direção: Paulo Munhoz
  • Roteiro: Paulo Munhoz e Érico Ebuchi
  • Produtora: Tecnokena
  • Censura: Livre

Minha Mãe é Uma Peça 3

A segunda escolha ficou com a divertida produção de “Minha Mãe é Uma Peça 3”. O filme é uma comédia que consegue abordar com leveza e bom humor as relações familiares tão caricatas do brasileiro.

Dona Hermínia precisa se redescobrir e se reinventar porque seus filhos estão formando novas famílias. Marcelina está grávida e Juliano vai casar. Dona Hermínia está mais ansiosa do que nunca. Para completar as confusões, Carlos Alberto, seu ex-marido, que esteve sempre por perto, agora resolve se mudar para o apartamento ao lado.

Ao longo da história, o telespectador ri e se emociona quase que com a mesma frequência, o que nos mostra a potência do cinema nacional e o valor dos nossos artistas.

Além disso, escolher um filme com o saudoso Paulo Gustavo, foi uma forma de homenagear o seu legado e levar o seu trabalho para ainda mais pessoas.

  • Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xpsjG3f6s4A
  • Duração: 1h 51min
  • Indicação etária: 12 anos

Comentários