Educação e Cultura

PARCERIA

UTFPR inaugura primeiro escritório satélite internacional

Na última semana, a UTFPR firmou a instalação do primeiro Escritório Satélite da Universidade de Shinshu, do Japão, na América do Sul. A Universidade Tecnológica foi a escolhida para sediar o escritório, devido aos acordos de cooperação já existentes entre as duas instituições.

Participaram da inauguração o reitor Luiz Alberto Pilatti, a vice-reitora Vanessa Ishikawa Rasoto, o diretor de Relações Internacionais da UTFPR, Maurício Alves Mendes, o diretor-adjunto de Relações Internacionais, Carlos Cziulik,  o vice-reitor da Universidade de Shinshu, Kiyoshi Tanaka, o cônsul geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, pró-reitores, diretores da UTFPR e representantes do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão.

“Estamos escrevendo história com a instalação deste primeiro escritório satélite e tenho certeza que será referência para outras universidades brasileiras. Apesar de centenária, somos uma jovem universidade que já se encontra no ranking das 50 melhores da América Latina. E agora demos mais um passo na internacionalização da nossa instituição”, destaca o reitor Pilatti.

O vice-reitor de Shinshu também ressaltou a importância deste acordo. “Nossa vontade de fechar acordos com o Estado do Paraná começou em 2013 e a UTFPR sempre cooperou com esses intercâmbios. Os estudantes estão apresentando excelentes resultados. O escritório satélite na UTFPR será o centro de referência em intercâmbio acadêmico em toda a América do Sul. Teremos importantes parcerias entre professores, alunos e pesquisa”, completa Tanaka.

O cônsul Kimura evidenciou a importância do Escritório e a agilidade dos resultados obtidos por esta parceria. “Espero que este relacionamento se desenvolva cada vez mais, enviando e recebendo alunos”, finaliza. Durante a inauguração, houve o descerramento da placa de inauguração do escritório e discussão das primeiras ações a serem realizadas.

Comentários