MULHERES À FRENTE
A Expomed foi uma organização feminina
A organização da Exposição Tecnológica, Empresarial e do Agronegócio de Medianeira teve o papel fundamental das mulheres. De todas as entidades organizadoras do evento, estavam à frente mulheres fortes, organizadas e com coragem de realizar. Nesta reportagem apresentamos algumas delas e suas histórias e experiências com a Feira
Texto por Ana Cláudia Valério . Fotos por Ana Cláudia Valério . 26 de outubro de 2023 . 11:08
Márcia Hanzen – Secretária de Desenvolvimento Econômico e Coordenadora Técnica da Expomed
“Eu fiquei responsável pela parte técnica do evento até pela minha experiência profissional de mais de 25 anos na gestão de grandes eventos, como é o caso da Expomed. Fizemos muitas reuniões das comissões e eu passei para os grupos a experiência de eventos realizados anteriormente, então foi um aprendizado mútuo. Foi repassado aquilo que a gente fazia e os novos modelos, porque fomos atrás de muita coisa nova, para dar frente ao desafio de conseguir fazer a Expomed. Mas também foi muito válido no sentido trazer o aprendizado para as outras pessoas, para que num futuro próximo elas possam fazer a Feira de forma independente. O sentimento é de dever cumprido. Foi um desafio posto pelo prefeito França e que foi abraçado de corpo e alma, e agora vendo como as pessoas gostaram, ver os resultados financeiros, que são o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é gratificante. Avaliar que chegamos próximo a R$ 150 milhões de negociações e prospecções, isso é um resultado fantástico para a economia do município. Então, é um dever cumprido nos dois sentidos, primeiro na parte técnica, porque o evento foi realmente um sucesso, e segundo na parte econômica, como secretária atingimos o objetivo de colocar Medianeira novamente a frente da região e ser vista pelo Estado todo como um local para se investir. Foi um salto gigantesco, para colocar Medianeira no lugar onde ela merece estar”.
Madalena Gomes – Gerente Executiva da ACIME
“Como gerente executiva da ACIME, minha função foi coordenar a venda dos espaços, tanto externos como internos, dos setores do comércio, indústria e serviços. Foi um privilégio muito grande fazer parte da retomada da Expomed, após 20 anos, foi muito marcante e uma experiência que eu vou levar para a vida. Aprendi e cresci muito com os expositores e com o evento em geral e a palavra que fica é gratidão: agradecer por ter tido a oportunidade de participar desse momento. Os desafios foram muitos, mas nós fomos encontrando soluções para cada um deles, trabalhando junto com toda a diretoria da Associação, com a equipe, que teve um papel fundamental e com os parceiros. Foi a união de esforços que resultou na realização dessa feira, que é tão importante para o município”.
Talita Alexandra Tomasi, Contadora do Sindicato Rural de Medianeira
“Participar na Expomed 2023 foi nostálgico para mim. Me lembro da última edição que teve, dos shows, de como foi incrível participar e, principalmente, foi um momento que curti na minha infância com a minha família. Fazer parte desta edição trouxe essa e outras memórias a tona. Organizei o setor do agronegócio conjuntamente com as demais lideranças do Sindicato Rural de Medianeira, tivemos exposição de animais, mostra de cavalos premiados, mostra em adestramento de cães de pastoreio e leilão. Para coroar ainda mais a feira, tivemos também, o 2º Encontro da Mulher Rural, que ocorreu no stand do Sindicato Rural, no dia 15 de outubro pela manhã. Nós levamos treinamentos para feira, como: Análise se Solo, Pulverização com Drones e emissão de notas fiscais eletrônicas de Produtor Rural. Levamos todos os assuntos que mais trazem dúvidas para os produtores, além disso, fomentamos negócios milionários, com a realização do leilão de gado de elite, onde uma novilha foi comercializada por R$ 45.000,00, um sucesso com certeza! Mas também, sabemos que podemos melhorar e oferecer muito mais! Desta forma, já estamos ansiosos para a próxima edição, que com certeza não irá tardar a se realizar. Esperamos poder fazer parte novamente!”.
Shayana Grassi de Almeida – Coordenadora Administrativa e Financeira do Departamento de Cultura – Responsável pelo Palco Multicultural na Expomed
“Vivenciar a experiência do Palco Multicultural da Expomed 2023 é algo que me trouxe muito aprendizado e poder fazer parte de uma grande feira me trouxe realização pessoal. O Palco Multicultural oportunizou momentos de alegria e emoção, trazendo dança, artes cênicas e muita música nos mais variados estilos. Cada artista que pisou naquele palco trouxe uma carga de expectativa e emoção, vi muitos olhos brilharem e vi muitas crianças, jovens e adultos ansiosos, desfrutando da oportunidade de se apresentar em um palco com tamanha estrutura. Por fim, a satisfação de concluir as apresentações da forma planejada e o orgulho em dizer que fiz parte da Expomed 2023”.
Jéssica Maria Alban – Assessora de Comunicação da ACIME
“Trabalhei pela ACIME e também fiz parte da Comissão de Organização da Expomed 2023. Durante a Exposição, participei na organização, abrangendo desde a fase de divulgação pré-evento, durante e também na fase pós-evento, oferecendo suporte aos expositores. Além disso, integrei a comissão de comunicação da feira, contribuindo para o fortalecimento da divulgação. Participar da Expomed foi uma experiência inesquecível. Após 20 anos, testemunhar a retomada deste grandioso evento, foi profundamente gratificante”.
Marta Regiana Ribeiro Fracaro – Secretária de Finanças e Coordenadora Financeira da Expomed
“Evento aguardado pelos medianeirenses, e que recoloca Medianeira no rol de grandes eventos regionais. Fazer parte desta retomada, envolve coragem, altíssimo grau de responsabilidade e compromisso. E agora a certeza de compromisso cumprido!”.
Karoline Colombelli Jobim – médica veterinária e coordenadora do setor de Agroindústria Familiar e da Feira de adoção de animais na Expomed
“Fui umas das coordenadoras da agroindústria familiar, juntamente com o Alcedir Biesdorf e João Bussolo. Contamos com a participação de agroindústrias individuais e coletivas, juntamente com a Coafaso, Cooplaf, Aprome e Yanten. Ficamos no varandão, que foi um espaço de bastante visibilidade e interação, onde nossas agroindústrias puderam fazer degustação dos seus produtos, usando churrasqueira e afins. Foram cinco dias intensos de muito trabalho e aprendizado. Levamos de lição que para o próximo ano precisamos de um espaço maior e repensar o layout do espaço coletivo. Com o sucesso do evento, esperamos aumento das vendas e maior visibilidade pós-feira. Também estive a frente da Feira de adoção, em que foram preparados 20 animais do Canil Municipal para o evento: quatro filhotes de gato macho, com aproximadamente 30 dias e desparasitados, 16 cães sendo seis filhotes e 10 adultos (sete machos e três fêmeas). Os cães foram testados para leishmaniose visceral (todos com resultado negativo), vacinados contra raiva, desparasitados, microchipados e castrados. A feira de adoção esteve com estande montado no setor do AGRO, respeitando o bem estar dos animais, alojados por um período máximo de 4 horas nas gaiolas. Como responsáveis, estávamos em duas médicas veterinárias, eu e a Laura Arnt, e auxiliando nas adoções, orientações e no preenchimento do cadastro do tutor estavam as voluntárias da ONG SOS Focinhos. Foras doados todos os gatos e cinco cães filhotes. Além disso, foram distribuídas cartilhas com orientações de saúde, bem estar, cuidados e manejo aos visitantes da feira”.
Noely Giasson Baú – Diretora do Medtran e responsável pela organização do trânsito e dos estacionamentos da Expomed
“Fiquei responsável por organizar o fluxo de trânsito, a circulação de veículos, as áreas exclusivas para embarque e desembarque, adequação da sinalização de trânsito, referente à mudança que houve na Avenida 24 de outubro, durante a realização do evento; a instalação de placas ao longo da BR 277, com o objetivo de orientar os visitantes para que seguissem o melhor caminho, com o objetivo de evitar filas e principalmente manter a integridade física de todos. Foi um enorme desafio, levando em consideração a magnitude do evento e a quantidade de veículos e pessoas que seriam recepcionadas nos dias. Mas com o apoio da equipe do Medtran, Policia Militar, Tiro de Guerra e também contamos a ajuda do clima que foi favorável, o trânsito fluiu muito bem, não ocasionando filas ou demora, para que os visitantes pudessem chegar à feira. Enfim, o fluxo funcionou muito bem, da forma como esperávamos. Trabalho em equipe, empenho e dedicação geram sucesso garantido”.
Comentários