TRAJETÓRIA DE SUCESSO
A Radiolândia Móveis e Eletros completa 60 anos de trabalho e realizações
Texto por Ana Cláudia Valério . Fotos por arquivo pessoal . 29 de maio de 2024 . 14:18
Nereu Civiero chegou a Medianeira em 1963, com 22 anos, trazendo na bagagem três rádios, algumas peças e o sonho de construir uma bela história. Formado pela faculdade da vida e com experiência em Radiotécnica alugou uma casinha de madeira, onde morava e também fazia o conserto e vendia os aparelhos no balcão. “Em 29 de maio de 1964 meu pai fundou A Radiolândia – nome que veio do ofício de consertar rádios. Com a ajuda do meu tio Honorato, que avalizou o crédito, em Porto Alegre, ele pode aumentar o estoque. Voltou da capital gaúcha com vários rádios e duas malas cheias de peças, para dar continuidade ao negócio”, explica Valdir Civiero (Lico), filho de Nereu.
Com bastante mercadoria, a empresa começou a prosperar, já que o rádio era o principal meio de comunicação na época. Em 1966, Nereu adquiriu um terreno na Avenida Brasília, esquina com a Rua Alagoas (onde hoje é a Auto Peças Medianeira) e começou a construir a nova loja. A inauguração aconteceu em 1968 e nesse momento houve a ampliação da linha e a empresa se tornou A Radiolândia Móveis, vendendo uma gama maior de produtos.
Com o crescimento, Nereu passou a investir em outros setores e ofereceu ao seu irmão Honorato, que tomasse conta dos negócios por cinco anos. “Meu tio assumiu a empresa em 1976 até o final de 1980. Em janeiro de 1981 meu pai reassumiu A Radiolândia, momento em que começa a minha história com a empresa. Eu comecei vindo esporadicamente, ajudava na entrega, cobria férias, até que meu pai pediu para que eu começasse a trabalhar em período integral, isso foi em outubro de 1983. Eu fui aprendendo e meu pai junto comigo, sempre me ensinando. Porque o sonho dele era a sucessão, que eu estivesse preparado para assumir. Ele me acompanhou até falecer repentinamente de câncer no pulmão, em 1984, iniciando um novo ciclo na nossa vida e na da empresa”, destaca Valdir (Lico).
Ele e a mãe Helena deram continuidade ao que o Sr. Nereu iniciou com tanto sacrifício e dedicação. “Meu pai sempre falava em ampliar, que o espaço estava pequeno. E como tínhamos os dois lotes aqui na Avenida Brasília, nós começamos a colocar o sonho dele em prática, inauguramos essa loja nova em 26 de outubro de 1987, mais ampla e moderna. Seguimos trabalhando, crescendo e investindo também em outras atividades”, relata.
Valdir (Lico) relembra com muita alegria a trajetória de 60 anos da empresa. “Meu pai foi o primeiro radiotécnico de Medianeira e nós fomos a primeira loja de móveis e eletros. Tenho certeza que contribuímos muito com a nossa cidade, gerando emprego e renda. E o mais importante, para os nossos clientes, funcionários e fornecedores, A Radiolândia sempre foi uma família, esse é o sentimento. Hoje meu filho Nereu Civiero Neto está dando sequência, gerenciando a empresa desde 2018. Para nós, é muito bom saber que aquela história que meu pai começou lá atrás, de superação e luta, continua firme até hoje. Tenho esperança que possamos continuar nessa caminhada por muitos anos”, finaliza.
Comentários