Especial

EXCELÊNCIA

Campus Medianeira da UTFPR comemora trajetória de 35 anos

O Campus Medianeira da UTFPR nasceu de um projeto de expansão do governo de José Sarney, que tinha como meta a implantação de 200 escolas técnicas federais em todo o território nacional. Na época, o prefeito de Medianeira, Adolpho Mariano da Costa, junto aos secretários, desenvolveu um projeto apresentado às autoridades federais, destacando o potencial do município. Como contrapartida, Medianeira ofereceu a doação de uma área privilegiada no bairro Parque Independência para a instalação da unidade técnica.

No final de 1986, durante uma reunião em Brasília, o Ministro da Educação, Jorge Bornhausen, fez o anúncio dos municípios que seriam contemplados, e entre eles estava Medianeira.

Em 06 de Fevereiro de 1987, por meio da Portaria 067/87, nascia o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) Unidade de Medianeira. O professor Alexandre Francisco de Moraes foi nomeado diretor da unidade por meio da Portaria nº 768, de 26 de dezembro de 1989, e a inauguração oficial ocorreu em 30 de maio de 1990.

Em 2005, o CEFET transformou-se em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Aos 35 anos, a UTFPR continua oferecendo ensino de excelência. Recentemente, obteve nota 5, o conceito máximo no recredenciamento do MEC. Com uma excelente estrutura física e de pessoal, o campus segue contribuindo para o desenvolvimento de Medianeira e região”, destaca o atual Diretor-Geral da UTFPR – Campus Medianeira, Claudio Bazzi. Ele também reforça o valor dos pilares de extensão e pesquisa, que tornam a instituição um diferencial no ensino superior, onde estudantes protagonizam projetos de pesquisa aplicada, impactando positivamente a sociedade. “São poucos os municípios que contam com uma universidade federal conectada ao mercado de trabalho, como o Cientech Oeste – Parque Científico e Tecnológico, que acolhe empresas da região em busca de assessoria e condições para expandir seus negócios”, afirma.

O Campus Medianeira superou muitos desafios ao longo de suas três décadas, e obteve muitas conquistas. Recentemente houve uma reformulação nos cursos, grade, horários, disponibilidade de vagas, retornando com força a ocupação das vagas. “Após um intenso trabalho realizado pelas Coordenações de Curso e seus Núcleos Docentes Estruturantes, todos os cursos de graduação do Campus Medianeira buscaram minimizar a sobreposição de conteúdos entre as disciplinas, além de remanejar para disciplinas optativas conteúdos que inicialmente eram obrigatórios. Dessa forma, foi possível manter a excelência dos cursos e oferecê-los em turno único (manhã, tarde ou noite)”, salienta Bazzi.

Outro ponto relevante foi o retorno do Vestibular. Segundo Bazzi, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza a nota do ENEM para classificar os candidatos às vagas e teve seu auge há cerca de 10 anos. Naquele período, a maioria dos estudantes da UTFPR era proveniente de localidades mais distantes, sendo que muitos eram oriundos de outros estados. Desde então, os números vêm se invertendo gradativamente, e a ocupação por estudantes da microrregião tem aumentado significativamente.

Nesse sentido, o retorno do Vestibular faz parte de uma política de aproximação da UTFPR com os municípios que cercam os 13 campi da instituição, espalhados por todo o Paraná. “Assim, ao destinar cerca de 70% das vagas para o Vestibular, acontece um aumento no percentual de sua ocupação por estudantes da região, o que também é importante para o desenvolvimento regional”, reforça.

Claudio Bazzi olha para o futuro da instituição com otimismo. “Considerando o aporte de investimentos que estão em fase de execução no campus e no Cientech e a retomada da ocupação das vagas ofertadas pelo Campus Medianeira, potencializada pelo alinhamento dos cursos com a possibilidade de os alunos conciliarem seus estudos com o trabalho, o futuro do campus é promissor, contribuindo para o crescimento econômico e social de toda a região”.

CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Curso de Graduação*

Turno de Oferta

Ciência da Computação

Manhã ou Tarde

Engenharia Ambiental e Sanitária

Noite

Engenharia de Alimentos

Manhã

Engenharia de Produção

Manhã

Engenharia Elétrica

Manhã ou Tarde

Licenciatura em Química

Noite

Química Industrial

Noite

Tecnologia em Alimentos

Noite

Tecnologia em Gestão do Agronegócio

Noite

Tecnologia em Manutenção Industrial

Noite

* Acesse: https://estudenautf.md.utfpr.edu.br/

Curso de Pós-Graduação

Nível

Turno de Oferta

Tecnologia de Alimentos

Doutorado acadêmico

A maioria das disciplinas são ofertadas de forma on-line, com aulas síncronas, em horários flexíveis.

 

 

Tecnologia de Alimentos

Mestrado acadêmico

Tecnologias Ambientais

Mestrado acadêmico

Tecnologias Computacionais para o Agronegócio

Mestrado acadêmico

Química

Mestrado profissional

Física

Mestrado profissional

Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

Mestrado profissional

Engenharia de Segurança do Trabalho

Especialização

Modalidade EAD

Duração de 20 meses
Período de pré-inscrição pelo link*

 *https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9z7JySyaefH6Ow0gDayEUEQ-QIGg1-NBbv6I-d-gn5tARNg/viewform

 

Comentários