Especial

ELEIÇÕES 2020

Candidatos a prefeito de Medianeira apresentam suas propostas para as áreas de Agricultura e Meio Ambiente

Hoje (28) trazemos a sexta rodada da série de entrevistas temáticas que estão sendo realizadas com os (as) candidatos (as) a prefeito (a) de Medianeira. Este material está disponível aqui no site do Jornal Mensageiro e no Programa 40 Minutos (TVI), que vai ao ar das 12h às 13h, com reprise das 18h30 às 19h30. Todos os (as) candidatos (as) terão a oportunidade de participar de maneira igualitária, com o mesmo espaço e de forma gratuita. A ordem de apresentação foi definida por sorteio.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Candidato a prefeito Dr. Fernando Santin e vice Cabo Tormes – Coligação Medianeira renovar para avançar

Criar e melhorar:

– Departamento de Agricultura;

– Departamento de Meio Ambiente;

– Departamento de Pecuária;

– Departamento de Veterinária.

Criar o Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente. Através de Lei Municipal, os recursos virão da Lei Orçamentária Municipal, do Conselho Nacional de Agricultura, Conselho Estadual de Agricultura, parcerias com Secretaria de Estado da Agricultura e Ministério da agricultura;

Criar o Programa para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – PRODEM Rural;

Subsidiar através dos PRODEM RURAL, o fomento da suinocultura e avicultura.

Subsidiar através dos PRODEM RURAL, o terraplanagens e construções rurais. Subsidiar através dos PRODEM RURAL, as entradas das propriedades rurais, bem como os pátios para retirada da produção de suínos e aves e demais produções.

DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

1.PROCASA: Reforma e construção de moradias, objetivando fixar o jovem na propriedade rural, aumentado a produtividade, mão de obra e realizar o êxodo rural inverso;

2.PROSOLO: Promovendo a mecanização e conservação do solo;

3.PROFÉRTIL: Incremento para melhorar a fertilidade do solo;

4.PROHORTA: incentivando a olericultura, melhorando a renda para os agricultores que possuem uma pequena área rural;

5.PROIRRIGAR: incentivo a irrigação agrícola;

6.PROTUR: Incentivo ao turismo rural.

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

1.PROECO: Incentivo a produtores para preservação de meio ambiente, nascentes de rios e preservação da fauna e flora;

2.PROSAN: Incentivo ao saneamento básico;

3.PROEM: Incentivo de recolha de embalagem de agrotóxico;

4.PROER: Incentivo a plantas medicinais para uso comercial, aumentando a renda dos produtores.

DEPARTAMENTO DE PECUÁRIA

1.PROPEIXE: Incentivo a criação de peixes, com horas máquinas para a realização de açudes;

2.PROMEL: Incentivo a apicultura

3.PROSUINOS: Incentivo a criação de suínos, apoio a terraplanagem e construção de chiqueirões, bem como equipamentos;

4.PROAVES: Incentivo a criação de aves, apoio a terraplanagem e construção de aviários, bem como equipamentos;

5.PROSEDA: Incentivo a sericicultura.

DEPARTAMENTO DE VETERINÁRIA

1-PROSEMEM: Incentivo na melhoria genética do rebanho, bovino, caprino e suíno;

Criar parcerias com Universidades públicas e privadas para a formação de um centro de pesquisas para a agricultura e meio ambiente;

Elaborar e planejar uma política municipal de gestão e saneamento ambiental;

Fomentar a recuperação das matas ciliares, nascentes e áreas degradadas;

Drenagem e recuperação do Rio Alegria;

Recuperar e preservar os mananciais do Município;

Promover campanhas de proteção ao meio ambiente;

Recuperar as estradas do interior, com asfalto nas estradas principais e pedras irregulares nas estradas secundárias;

Viabilizar a colocação de solo brita nos pátios das propriedades, melhorando o acesso e o escoamento da produção eliminando o barro e a poeira.

PROGRAMA E POLÍTICAS DE ATENÇÃO AOS ANIMAIS

Apoiar e financiar as entidades que defendem e abrigam animais abandonados;

Criar centro de controle de zoonose (CCZ);

Ampliar o centro de castração humanitária aos animais;

Retirar das vias públicas, animais abandonados;

Promover campanhas de conscientização sobre o respeito à vida dos animais;

Promover adoção voluntária e consciente;

Prover vacinas necessárias para as entidades que cuidam dos animais em situação de abandono.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Candidato a prefeito Dr. Tomás e vice Rui Dall Oglio – Coligação Decola Medianeira

Valorização do homem do campo. Não é novidade para ninguém a importância que a agricultura tem. Ela faz rodar toda uma cadeia produtiva e é responsável pelo abastecimento e alimentação de todos.

Em Medianeira a agricultura é forte e precisa de infraestrutura adequada para que as famílias rurais possam expandir a produção.

Para isso, a Coligação Decola Medianeira irá por em prática vários projetos que foram elaborados ouvindo as necessidades dos agricultores.

Um deles é o ‘Alimento Seguro’, que irá adquirir alimentos orgânicos da agricultura familiar para fazer a merenda das crianças das escolas municipais.

Já para o escoamento da produção, serão cascalhadas as estradas e, onde a situação for mais crítica, será feita a pavimentação poliédrica, que beneficiará tanto o transporte da produção agrícola, quanto o transporte escolar. Isso também inclui a manutenção e melhoria das pontes.

A frota de maquinários da Secretaria de Agricultura será ampliada e estará a serviço dos agricultores.

Um problema que vamos resolver é a destinação adequada de animais mortos, galhos e entulhos. Essa é uma queixa que tem-se ouvido ao percorrer as comunidades.

Será criado um portal digital, onde serão divulgados e comercializados produtos artesanais do campo. Com o portal, será ampliada a área de vendas, colocando os produtos em evidência.

E falar em agricultura é também dar a devida atenção ao meio ambiente. O que temos visto nos últimos meses é a destruição das florestas e mananciais. É preciso preservar e pensar no futuro do planeta para as gerações futuras. Então, pretende-se transformar Medianeira num exemplo de preservação.

Mesmo com os projetos que a Coligação tem elaborado, a ideia é sempre estar em contato com os produtores para saber as sugestões e reivindicações para a melhoria da área rural.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Candidata a prefeita Lionez Maino e vice Lauro Pundrich DC

AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PROTEÇÃO ANIMAL: O objetivo da integração desta pasta é uma forma de promover e desenvolver o meio onde o homem produtor com a natureza e os animais.

Compor e estruturar a Secretaria de agricultura e meio ambiente, direcionando-a ao pleno atendimento e funcionamento dos setores com agilidade

Reativar o conselho municipal de agricultura e meio ambiente fomentando estreitas relações com a EMATER e demais órgãos estaduais e federais para o fortalecimento da agricultura e outros programas que favorecem as propriedades rurais.

Incentivo a criação de hortas comunitárias em terrenos na cidade que estão em desuso para a construção

Apoiar os projetos realizados pelas famílias da “AGRICULTURA FAMILIAR”, bem como a associações e cooperativas

Capacitar e disponibilizar profissionais para dar suporte ao produtor para a criação de pequenas agroindústrias rurais

Fomentar a criação de novas pequenas indústrias por associação de agricultores, produtores, cooperativas e universidades especialmente para o aproveitamento da matéria prima existente no município

Facilitar o serviço de inspeção municipal, para que os produtos agrícolas produzidos em propriedades rurais estejam dentro dos padrões de segurança alimentar e possam ser comercializados dentro do município de Medianeira

Programa “ESTRADA BOA”, garantir estradas de qualidade para que nossos produtores possam escoar a produção e se deslocarem para o centro da cidade, com conforto e segurança, elaborando um plano de calçamento e padronização das estradas rurais quanto a largura tornando eficiente o trânsito do maquinário agrícola na região e as propriedades do produtor

Incentivar a construção de açudes que em parceria com os produtores, fornecerão peixe para a merenda escolar bem como venderão sua produção nas feiras municipais

Incentivar a prática da medicina natural e alternativa

Implementar o programa “SAÚDE DO PRODUTOR RURAL” com acompanhamento preventivo nas comunidades

Expandir o programa de internet rural, beneficiando diversas comunidades com acesso à internet e novas tecnologias de comunicação.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Candidato a prefeito Antonio França e vice Evandro Mees – Coligação PP-PATRIOTA-PSD-PSC-DEM

Hoje o tema da nossa matéria é AGRICULTURA e MEIO AMBIENTE.  Para que o produtor rural não fique mais desassistido, temos grandes soluções.

A partir do ano que vem, em nossa administração teremos o programa Medianeira + Agro.

Nesse programa vamos atender todos os setores do agronegócio, desde a produção primária até a indústria e exportação.

A criação de uma Lei Municipal, autorizará o Poder Executivo a entrar nas propriedades com máquinas agrícolas para fazer serviço de adequações. É inadmissível que o produtor rural não tenha esses benefícios, pois sabemos que existe uma grande demanda e necessidade dos agricultores na realização desses serviços para a expansão da sua produção. Vamos subsidiar horas-máquinas e adequar as entradas das propriedades rurais, realizar serviços de terraplanagem para construção de aviários e chiqueirões.

Readequar e recuperar as estradas rurais, além de executarmos um amplo projeto de calçamento. Nossa meta é concluir 111 quilômetro de pavimentação em 4 anos.

Para isso vamos buscar no Governo Estadual e Governo Federal recursos para aquisição de máquinas e equipamentos para a Secretaria de Agricultura e Obras. Vamos comprar caminhões, patrolas, carregadeiras e retroescavadeiras.

Temos uma grande parceira que é a Itaipu Binacional, que também vai nos auxiliar com recursos financeiros para execução de calçamento no interior. Para que Medianeira possa ter essa parceria é necessário que estejamos à frente da Administração Municipal.

França sabe como é morar na roça e trabalhar no campo. Vamos ter uma atenção muito especial e direcionar os recursos necessários para que todas as benfeitorias sejam realizadas.

O agro não para, e a nossa gestão será uma gestão moderna que irá contemplar vários benefícios para os agricultores.

Para o meio ambiente, área de grande importância mundial, vamos desenvolver um plano de arborização urbana. Hoje sentimos na pele o calor e a falta de árvores na nossa cidade. Com um bom planejamento e com a escolha das espécies adequadas, deixaremos um futuro melhor para os medianeirentes.

Outra proposta que deu certo em várias cidades do mundo, são as hortas comunitárias. Com a utilização de terrenos público e privados, de forma legal, vamos ceder esses espaços para entidades cultivarem plantas medicinais e hortaliças.

O saneamento básico, a expansão da área de cobertura da rede coletora de esgoto, sistema de galerias para o escoamento das águas pluviais, modernização do sistema de triagem com esteiras para separação de lixos recicláveis, implantação diferenciada de resíduos orgânicos, além de encontrar soluções para o abastecimento da água em Medianeira, são umas das propostas que temos para a nossa gestão.

É assim que vamos trabalhar, com seriedade, transparência e honestidade, prestando contas do dinheiro público, dos recursos que são da população.

Por isso, vamos juntos mudar a realidade da área rural da nossa cidade e do setor do meio ambiente. Conto com o seu apoio, conto com seu voto. Vamos renovar, dar um novo futuro para nossa cidade e para nós medianeirenses. Vote 11!

Comentários