Especial

1990

Escola Técnica Federal – CEFET pronta para funcionar

Obra pronta, funcionários e professores contratados e data do exame seletivo definida. Em janeiro de 1990, o CEFET de Medianeira estava pronto para funcionar. Confira a reportagem da época

CEFET CHEGA EM MEDIANEIRA PARA IMPULSIONAR O MUNICÍPIO

A Escola Técnica Federal – CEFET já está pronta para funcionamento neste ano letivo de 1990. Seu quadro funcional já está completo, atingindo 112 pessoas, os professores já admitidos em número de 89 para atender os 240 alunos que estarão frequentando os cursos de Alimentos e Eletromecânica. Para o ingresso será feito um exame seletivo dias 17 e 18 de fevereiro.

Conversamos com o Diretor, Alexandre Francisco de Moraes e aqui passamos as informações aos nossos leitores.

A Escola em Medianeira se situa no Parque Independência, ainda em difícil acesso, numa área de terreno de 72.600 metros quadrados e um prédio construído dentro dos padrões nacionais das Escolas Técnicas Federais, atingindo 7.600 metros quadrados, estando em fase de acabamento a parte esportiva que compreende Piscina Olímpica, Campo de Futebol de Campo, Ginásio de Esportes, duas Quadras Polivalentes. A parte física da escola está pronta para o início das aulas dois cursos previstos, Alimentos e Eletromecânica, nível 2º Grau, com quatro anos de duração. Para o ingresso está previsto um exame seletivo dias 17 e 18 de fevereiro e as inscrições estarão abertas a partir de 1º de fevereiro, estendendo-se até dia 12 na própria escola das 8 às 11 horas, das 14 às 19 horas de segunda à sexta-feira, há 40 vagas para cada curso em cada turno. Portanto, 240 alunos estarão estreando a Unidade CEFET de Medianeira. As vagas serão preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos e o teste seletivo é feito nas disciplinas de Português, Ciências e Conhecimentos Básicos de Desenho. Será cobrada uma taxa de inscrição. Alunos sem condições podem pedir isenção.

 O nível da escola obedecerá ao currículo da Escola Técnica Federal de Curitiba, adaptando a realidade de Medianeira. Para tal será feito uma prova diagnóstico para que se possa montar um plano didático-pedagógico de acordo com o nível dos alunos, frisou o Diretor Alexandre.

Qualidade do ensino

Nossa intenção é do regime semestral, quer dizer dois testes seletivos por ano em consonância com as outras 19 Escolas Técnicas Federais do Brasil, oferecendo a melhor qualidade de ensino pois as aulas são teóricas e práticas e é feito um acompanhamento do aluno psico-educacional, além da assistência médica e dentária. Fica à disposição dos alunos Laboratórios das áreas específicas complementando um Laboratório de Informática, com 20 terminais. Os alunos aprendem por exemplo através do Laboratório de Bromatologia é feita análise e composição dos alimentos das áreas de lacticínios, grãos e carnes. Os Laboratórios de Física, Química etc. Todos eles equipados dentro da mais avançada tecnologia. Fica à disposição dos alunos também uma biblioteca de mais de 6.000 volumes.

Unidade de Medianeira

O Diretor Alexandre já trabalha com o CEFET de Curitiba há 20 anos, tendo sido desde professor até diretor de ensino, na Escola que funciona desde 1909, tendo hoje 8.500 alunos e 700 professores. Essa Unidade de Medianeira faz parte do Programa de Expansão do Ensino Técnico autorizada pelo Presidente Sarney, sendo essa uma Unidade descentralizada do CEFET de Curitiba, tendo outras duas unidades, uma em Cornélio Procópio e outra em Pato Branco.

Interação com a comunidade

Nos dizia o Diretor que é intenção da escola desenvolver alguns serviços junto com a comunidade, para formação de mão de obra qualificada, através de cursos de curta duração, indo ao encontro da demanda de mão de obra necessária para as indústrias de Medianeira. Também treinamento para Professores da Rede Municipal. Inclusive este ano estamos oferecendo duas salas de aula para a Prefeitura ministrar aula para 240 alunos do 1º grau, tendo a vantagem de receberem os alunos orientação educacional do próprio CEFET. Uma das propostas da escola é de preparar duas turmas de alunos de 8ª série para o ingresso nos cursos técnicos da escola, especialmente de alunos, filhos de pais assalariados.

Futuro da escola

O leque de dinâmica que pode alcançar o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná-CEFET do porte da de Medianeira é incalculável. A médio prazo poderá ser implantado o Curso de Eletrônica. Já em 91 pretende a escola montar um projeto para a instalação do 3º Grau, somente em áreas Tecnológicas.

Dificuldade

A maior dificuldade da escola é seu acesso. É impossível uma escola desta envergadura não ter sido feito ainda a via de acesso com asfalto. Pelo que se observa, Medianeira, as autoridades ainda não se deram conta da importância da escola. A Escola já inicia suas aulas agora em março e o asfaltamento de acesso ainda não começou e se fala nele há mais de ano. A Itaipu Binacional ficou de ajudar no asfaltamento. Independente de Itaipu ou não o asfalto já deveria ter sido feito.

Uma outra séria dificuldade é em relação a acomodação dos professores, pois a maioria são de fora, e não encontram residências, apartamentos para alugar. E quando encontram os alugueis estão um absurdo, muito mais altos que os grandes centros do país, equivalente ao centro de São Paulo, Rio de Janeiro.

A direção espera que a comunidade seja mais compreensiva e que valorize a escola, apoiando também seu quadro funcional.

Reportagem sobre o CEFET de Medianeira, publicada na edição de 25 de janeiro de 1990, no Jornal Mensageiro

NOTÍCIAS DE DESTAQUE DO JORNAL MENSAGEIRO EM 1990

• Excalibur Music Hall o ponto alto da noite regional
CEFET chega em Medianeira para impulsionar o município (REPORTAGEM EM DESTAQUE)
• Cotrefal mostra que desafia a crise com trabalho
• Acime quer candidaturas regionais para a Assembleia e a Câmara
• Estrada do Colono deve continuar fechada
• Promulgada a Lei Orgânica Municipal
• Movimento Popular para reabrir a Estrada do Colono
• CEFET apoiará empresas de Medianeira
• Medianeira mais perto de uma faculdade
• Medianeira poderá se tornar Pólo Tecnológico
• Estrada do Colono acesa a chama da esperança
• Tudo pronto para a VI Expomed
• Fórum será concluído
• 68 milhões para o CEFET
• Estufas, uma revolução na produção de alimentos
• Celso José Kochen de Medianeira na seleção brasileira de atletismo
• Outra vez sem deputado
• Sudcoop industrializará 10 toneladas de queijos por dia
• VII Feanimais de 07 a 11 de novembro
• Medianeira poderá ter calçadão
• Requião é o novo governador
• CEFET forma técnicos e prepara para faculdade

 

Comentários