INOVAÇÃO
Parque Tecnológico Itaipu e Cientech fortalecem parceria na Expomed 2023
Em estande conjunto com o Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Medianeira (Cientech), os visitantes tiveram a oportunidade de conferir as iniciativas e projetos das instituições em inovação e empreendedorismo
Texto por Assessoria/Redação . Fotos por Douglas Florêncio . 19 de outubro de 2023 . 14:41
Fortalecendo parcerias para o desenvolvimento regional, os Parques Tecnológicos realizaram, na noite do dia 11, primeiro dia de evento, a renovação da aliança estratégica e o acordo de cooperação técnica. A aliança entre o PTI e o Cientech tem como objetivo promover pesquisa, inovação e a estruturação de ações voltadas para negócios e startups nas temáticas do agronegócio. A cooperação técnica busca fomentar o movimento de promoção e aceleração da transformação digital, tornando os empreendimentos mais seguros, eficientes, lucrativos e sustentáveis a partir da promoção de um ambiente colaborativo e de apoio mútuo.
Segundo o diretor superintendente do PTI, Professor Irineu Colombo, o objetivo da instituição também é contribuir com outros Parques Tecnológicos, como o Cientech, e ambientes de inovação que promovem o desenvolvimento de tecnologias e o empreendedorismo. “Nós temos o compromisso de fomentar, juntamente com a UTFPR, esse espaço de inovação que vai crescer e se desenvolver ainda mais. Buscamos impulsionar o ambiente de inovação do Paraná e no Brasil e estamos cumprindo essa missão com essa parceria com a universidade e com a cidade de Medianeira”, afirmou.
O diretor do Cientech, professor Fernando Schütz, destacou a relevância da parceria do PTI com o Cientech, que é o Parque Tecnológico mais novo da região, com dois anos de funcionamento. “A experiência que o PTI tem de 20 anos não só na tecnologia, mas no processo de incubação, desenvolvimento e maturação das empresas, para nós é muito importante”, disse.
Para o prefeito de Medianeira, Antonio França, o Cientech vem oportunizar que as tecnologias, atualmente necessárias em todos os segmentos, sejam desenvolvidas por profissionais, pesquisadores e por instituições importantes que atuam nessa área. “Todo o empenho é necessário, seja ele da iniciativa privada ou do setor público, unindo forças para que a gente possa ter o Cientech cada vez mais forte. Quando vejo o PTI, com a sua experiência, sendo parceiro fico feliz porque vem somar e agregar muito”, comentou.
Comentários