Especial

DIA DO SEXO

Sexo sem Tabu

Para marcar o Dia do Sexo, reportagem especial sobre a relação da sexualidade com saúde e bem-estar, IST’s, iniciação sexual e mitos que permeiam o tema

A médica Ginecologista e Obstetra, Dra. Giovanna Olivieri afirma que o sexo é um ponto importante da qualidade de vida, afeta os aspectos físicos e psicológicos.

Uma campanha realizada por uma empresa de preservativo convencionou o dia 06 de setembro como o dia oficial do sexo, data sugestiva devido à correlação com a posição sexual (69). “A sexualidade é a energia que motiva as relações interpessoais, é a busca pelo amor e sexo. O desejo está relacionado à atração, o querer o outro e a vontade do contato físico. A excitação envolve as sensações de prazer sentidas e a preparação do corpo para a relação sexual. O orgasmo é o pico dessa atividade, onde descargas de energias proporcionam uma sensação de prazer intenso. O corpo humano possui terminações nervosas que quando estimuladas, por toque, contato, atrito, fala, as quais são interpretadas como prazer ao sistema nervoso central. O sexo libera endorfinas, que são responsáveis pela sensação de bem-estar e ativam a circulação sanguínea”, esclarece a médica Ginecologista e Obstetra, Dra. Giovanna Olivieri (CRM / PR 29.345).

 Ela salienta que o sexo é um ponto importante da qualidade de vida, afeta os aspectos físicos e psicológicos. Diferentes fatores como saúde, problemas emocionais, estresse e hormônios podem afetar negativamente a função sexual do homem e da mulher. “A chave para uma boa saúde sexual é o conhecimento sobre como o corpo funciona”, destaca a médica.

A Ginecologista e Obstetra destaca que a sexualidade é construída desde o nascimento, por isso o assunto deve ser abordado em casa, com objetividade. Existem formas de abordar o assunto dependendo da idade. “Um profissional da área poderá lhe ajudar com as orientações quanto a anatomia da genitália, medidas de higiene, tipos de hímen, possibilidade de dor/desconforto e até sangramento na primeira relação, as fases de resposta sexual, desejo/excitação, orgasmo, colocação de preservativo, uso de método contraceptivo”, explica.

Segundo a médica, o início da vida sexual deve estar pautado em escolhas independentes e pessoais, e não motivadas pelo meio em que se está inserido, sem imposição de amigas(os)/sociedade/ namorado(a), sem mitos e medos. “A escolha deve ser feita com autoconfiança e segurança. O sexo é muito bom, mas tem consequências, tais como: gravidez indesejada, IST (infecções sexualmente transmissíveis), câncer de colo de útero, traumas sexuais, etc”, orienta.

Em relação à prevenção de infecções, a Dra. Giovanna afirma que a contracepção é uma responsabilidade compartilhada. Se duas pessoas tem relação sexual, ambas são responsáveis pela contracepção e pelo cuidado com sua saúde. “A camisinha, feminina ou masculina, são os únicos métodos que protegem contra IST. Elas são transmitidas, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) com uma pessoa que esteja infectada. Dentre as mais comuns, destacam-se: HIV, Hepatites virais, Herpes genital; Cancro Mole, HPV, HIV, Donovanose, Sífilis, Gonorreia e Infecção por Clamidia, Linfogranuloma Venéreo, Tricomoníase”, descreve.

A Ginecologista e Obstetra finaliza afirmando que o sexo é uma das coisas mais naturais que fazemos. “A sexualidade vem de mil formas e cabe a cada um saber o que é certo para si, respeitando seus limites e conhecendo seu corpo. Seja com quem e quando você quiser”.

MITOS E VERDADES SOBRE SEXO

A PRIMEIRA VEZ CAUSA SANGRAMENTO? MITO. Quando você tem sua primeira relação sexual o hímen será “esticado”, porém ele é elástico, portanto algumas mulheres podem sangrar e outras não, mas isso não significa se ela é virgem ou não.

– MASTURBACAO CAUSA ESPINHAS? MITO. A autoexperimentação não tem relação com a acne.

– É POSSIVEL ENGRAVIDAR NA PRIMEIRA VEZ? SIM. Se não estiver utilizando nenhum método anticoncepcional.

– QUAL A POSSIBILIDADE DE ENGRAVIDAR COM “BRINCADEIRAS”, SEM INTRODUCAO DE PÊNIS NA VAGINA? HÁ POSSIBILIDADE. Mesmo que não haja penetração, se o homem ejacular na entrada da vagina da mulher, o fluido pode escoar para dentro da vagina, podendo ocorrer a gravidez.

– SEXO ORAL ENGRAVIDA? MITO. Porém, sempre que há contato direto de duas mucosas (oral e genital), existe o risco de contaminação, IST, por esse motivo recomenda-se uso de preservativo.

– COITO INTERROMPIDO ENGRAVIDA? SIM. Existe a possibilidade, pois antes mesmo de ejacular, o homem lubrifica o canal uretral, que pode já conter espermatozoides, por isso aconselha-se o uso de preservativo desde o início da relação sexual.

– A VAGINA FICA LARGA COM A PRÁTICA SEXUAL FREQUENTE? MITO. A vagina é elástica, durante o ato sexual ela encontra-se relaxada, portanto, expande no comprimento e largura. Após o término, a musculatura contrai novamente e ela retorna ao seu tamanho habitual.

Comentários