Esporte

Pesca a Corvina e ao Tucunaré

14º Torneio Internacional de Pesca de Mercedes reuniu 600 pescadores

O Município de Mercedes, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo realizou no último final de semana o 14º Torneio Internacional de Pesca a Corvina e ao Tucunaré. O evento reuniu 600 pescadores e aconteceu no Parque de Lazer do Distrito de Arroio Guaçu.

O torneio também validou pontos para a 5ª etapa do 2º Ranking Regional de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu, promovido pela Adetur Cataratas e Caminhos, em parceria com a Itaipu Binacional, associações de pesca esportiva da região e o curso de Engenharia de Pesca da Unioeste. As equipes participantes do ranking disputam quem será a melhor da Pesca Esportiva na região.

A próxima etapa do Ranking será realizada no dia 01 de dezembro, em Santa Helena. Esta será a última etapa, onde também acontecerá a entrega da premiação, momento em que será conhecida a melhor equipe de pesca esportiva do Lago de Itaipu.

De acordo com o presidente do Clube de Pesca Esportiva Marechal e um dos participantes do Ranking, Odair Rossetto, o torneio de Mercedes adotou pela primeira vez o sistema de aferição foto vídeo régua. “Os organizadores estão de parabéns, foi um evento bem organizado, com toda atenção aos pescadores que participaram. Esse ano teve uma novidade, uma grande conquista que depois de muitas reuniões, a organização de Mercedes adotou pela primeira vez o sistema de foto vídeo régua. Esse sistema busca incentivar cada dia mais a pesca esportiva no Lago de Itaipu, que com certeza é uma conquista para todos nós que praticamos a pesca consciente, a pesca esportiva, o pesque solte, esse é nosso objetivo, preservar todas as espécies de peixes no nosso lago, para que no futuro nossos filhos e netos também possam sentir essa mesma emoção que nós sentimos em capturar um belo exemplar e depois devolvê-lo para a vida, para a água em seu habitat natural”, destaca.

Segundo o responsável pela equipe de medição da Unioeste no Ranking Regional e doutorando em Engenharia de Pesca, Vinicius Ribeiro, o principal objetivo do ranking é promover, popularizar e divulgar cada vez mais a Pesca Esportiva no Lago de Itaipu. “Já estamos finalizando mais uma edição do Ranking onde conheceremos os melhores pescadores esportivos.  A nossa instituição, Unioeste, tem o compromisso perante a sociedade de trazer um retorno, gerar novos conhecimentos e novas estratégias para a pescaria no Lago de Itaipu. Conseguimos trazer dados com embasamento científico, que cada vez mais nos ajudam a melhorar o nosso trabalho em relação ao Lago de Itaipu que é imenso e muito bom para a pesca esportiva”, salienta.

O secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Mercedes, Edson Vilar, avalia positivamente o torneio. “O evento foi um sucesso, onde foram preenchidas as duzentas inscrições antecipadamente, recebemos todos no nosso Centro de Eventos, para o jantar e o café colonial. Conseguimos a liberação da pesca do lado paraguaio para esse evento, uma grande parceria entre Brasil e Paraguai, abrindo os caminhos, abrindo as portas de uma organização da pesca do lado paraguaio, que é o sonho de consumo de muitos pescadores estarem arremessando as suas iscas do lado paraguaio e com certeza nós conseguimos alinhar esse trabalho. Adotamos  foto vídeo régua, que é uma prática de preservação, abraçamos a ideia, atendemos o pedido e estamos todos os municípios alinhados, tendo como foco principal a preservação do tucunaré, dessa forma estamos trabalhando, preservando, conscientizando os pescadores”, finaliza.

Comentários