Esporte

torneios de pesca

Adetur e Organizadores decidem continuar com a suspensão dos torneios oficiais de pesca esportiva regional

A Adetur, Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, entidade com sede no Centro de Apoio ao Turista, no Balneário de Santa Helena, realizou na tarde de terça-feira, 16 de março, uma reunião virtual com os organizadores dos torneios oficiais de pesca esportiva que acontecem no Lago de Itaipu. Participaram da reunião Dirigentes Regionais de Turismo e representantes das Associações de Pesca Esportiva da Região. 

A pauta da reunião foi a discussão sobre a situação do 4º Ranking Regional de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu e o Calendário Regional de Pesca. Diante do atual cenário que a região oeste do Paraná enfrenta, com o aumento de casos do novo coronavírus, a decisão em consenso com os organizadores foi que os eventos continuem suspensos, tal como ocorreu em março de 2020, devido ao início da pandemia. Em breve haverá uma nova reunião a fim de monitorar o panorama da pandemia e a retomada ou suspensão por tempo indeterminado dos eventos.

De acordo com a Assessora Técnica e Coordenadora de Atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, o Lago de Itaipu possui um potencial expressivo para a pesca esportiva e esportes náuticos. “Ressaltamos a importância da pesca esportiva para uma localidade, pois esse perfil de turista tem um poder aquisitivo, que gasta em meios de hospedagem, supermercados, postos de combustíveis, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo. Diante disso, o município de Guaíra está encabeçando um projeto para promover e profissionalizar a pesca esportiva. A Adetur apoia essa iniciativa e vamos propor aos outros municípios para que façam parte desse projeto, a fim de termos novos produtos turísticos para oferecer em nossa região”, afirma.     

Segundo Sara Fernanda de Moraes, devido a pandemia algumas Associações de Pesca da região estão inovando e buscando novas alternativas para dar continuidade as atividades. “Com o avanço da tecnologia muitos estão optando por uma modalidade onde a avaliação é feita totalmente digital e não tem contato entre as equipes, não tem confraternização. A equipe passa os dados de forma digital, online para a comissão organizadora. Essa foi uma solução encontrada para suprir esse momento tão difícil e também para não parar totalmente com as atividades”, salienta.

O Clube Pesca Esportiva Marechal é um exemplo dessa inovação. Willian Silva é o presidente do Clube Pesca Esportiva Marechal e explica que devido o cancelamento dos eventos no ano passado, a Associação teve que inovar. “Muitos pescadores esportivos entraram em contato conosco e decidimos retomar nosso Ranking Interno de forma inovadora. Temos patrocinador máster, apoio de várias pessoas, Adetur, presidentes dos clubes de pesca esportiva da região. Vamos trabalhar com o sistema online, que é uma tendência, visando a segurança. Não teremos pessoas juntas nas etapas, planejamos fazer a confraternização no final do ano. A primeira etapa será dia 28 de março, em Porto Mendes e as inscrições estão abertas através do site www.pescamarechal.com.br”, finaliza.

Comentários