Esporte

DESTAQUE

Heitor Matté Rudek conquista o título paranaense interclubes de Tênis

Heitor Matté Rudek começou a jogar Tênis bem cedo, como brincadeira, aos três anos e meio. E aos quatro começou a frequentar aulas. “Sempre vimos o esporte como um componente importante para desenvolvimento do Heitor e buscamos incentivá-lo, praticando a modalidade com ele e até mesmo fazendo algumas aulas para criar um ambiente que o motivasse. Mas foi aos sete anos que começou a participar de competições e a treinar com esse objetivo”, conta a mãe Letícia Matté.

No Tênis, as competições passam a fazer parte da rotina do atleta e consequentemente da família muito cedo. “Desde os sete anos o Heitor participa de campeonatos estaduais e também de campeonatos brasileiros. Neste ano especificamente ele já disputou campeonatos importantes em nível Estadual e Nacional. Obteve participações no Brasileiro em Caxias do Sul, o Banana Bowl em São Paulo, além do circuito Estadual, que vale para o ranking da categoria 12 anos. Até o momento ele deve ter participado de umas 16 etapas, entre sul brasileiro, brasileiro e paranaense. A rotina é um pouco puxada, mas o trabalho feito pelo técnico dele, o Gabriel, é muito bom e tem conseguido adequar muito os treinos à idade dele. Já as viagens, o que buscamos fazer é transformá-las em um programa familiar”, relata Letícia.

Recentemente, Heitor conquistou um título bastante importante, o de campeão paranaense interclubes na categoria sub 12, representando a Sociedade Thalia, de Curitiba, juntamente com o Felipe Kawatani, que foi seu parceiro na competição. “É uma competição que gera muita rivalidade e permite manifestação de torcida. Um ambiente de bastante pressão ele se saiu muito bem, voltou com o título. Esta semana ele está participando do campeonato brasileiro, em Itajai e em julho o Brasileirão em Minas Gerais”, salienta a mãe.

Ela complementa afirmando que o objetivo sempre foi propiciar um ambiente sadio, para que Heitor pudesse extrair ensinamentos das competições. “O Tênis é uma modalidade maravilhosa e ensina a lidar com a ansiedade, frustrações e a se esforçar para conseguir conquistar seus objetivos. Qualquer coisa além disso seria precipitado”, finaliza.

 

Comentários