M

Maisa Responde

Ano novo e novos ciclos

Ano novo chegou e, como todo início de ciclo, as notícias de tendência de mercado de trabalho começam a pipocar na internet. Só que esse ano é diferente: depois de uma pandemia que acelerou o mercado em, pelo menos, dez anos e criou profissões até então inimagináveis, a palavra de ordem, certamente, é inovação. É preciso inovar para se manter atual e, principalmente, competitivo. Foi e será assim com empresários, empreendedores, CLTs e, até mesmo, funcionários públicos.

E, se você foi picado pelo bichinho de início do ano de mudar de carreira, aproveita que vou dar algumas dicas de novas carreiras que surgiram em 2020 e que estarão em alta em 2021:

1. Analista de soluções de alta conectividade (nível médio);

2. Administrador de conectividade (nível médio);

3. Especialista em logística 4.0 (nível médio ou superior);

4. Desenvolvedor de softwares para simulação de processos industriais (nível médio ou superior);

5. Especialista em realidade virtual e aumentada (nível médio);

6. Desenvolvedor de aulas para educação a distância e online (nível médio);

7. Orientador para trabalho remoto (nível médio);

8. Profissional com especialização em normas e legislações nacionais e internacionais (nível médio)

9. Especialista em gestão da informação (nível médio ou superior);

10. Especialista em análise de grandes volumes de informações (nível médio ou superior);

11. Especialista em internet das coisas (nível médio ou superior);

12. Especialista em impressão 3D (nível médio);

13. Especialista em ciber segurança (nível médio ou superior).

Percebam que a maioria das profissões exigem somente o ensino médio, dessa forma, é possível experimentar sem ter que dedicar anos de formação. Então, se joguem!

E, já que estamos falando de abertura de ciclos, aproveito pra dizer que uma nova etapa se inicia em minha vida e, em virtude dela, não estarei mais quinzenalmente com vocês. Agradeço a todos que me acompanharam por aqui nesse tempo e a toda a equipe do Jornal Mensageiro, especialmente a Ana. Não fosse por todos vocês, eu não teria realizado esse sonho de escrever. Espero que eu tenha ajudado vocês da mesma forma que me ajudaram nessa caminhada. Meu muito obrigada! Vejo vocês por aí e até breve!

Maisa Responde

Por: Maisa Silvestre

Maisa Silvestre, engenheira têxtil com especialização em gestão empreendedora e engenharia de produção, cofundadora da marca de roupas reversíveis Realma e apaixonada por moda, viagens, vida saudável e faça você mesmo.

Comentários