MEMÓRIA
Caçada da onça
Hoje começa uma parceria entre o Jornal Mensageiro e a Casa da Memória Roberto Antonio Marin. Tanto o jornal como o espaço de memória são responsáveis pelo registro e resgate de histórias, que juntas, formam a nossa História. O objetivo em comum fez com que surgisse esta parceria e a partir desta edição o espaço MEMÓRIA, será produzido pela equipe da Casa da Memória de Medianeira.
Texto por Assessoria . Fotos por Acervo Revista Mosaicos- Arquivo Casa da Memória RAM . Republicado em 4 de abril de 2024 . 16:14
Data de publicação original: 28/03/2024
Número da edição original: 2303
Na década de 1950, a vila de Medianeira era formada por poucas construções e uma área de mata nativa extensa. É comum ouvir nas histórias dos pioneiros, que parte da alimentação dos moradores era composta por carnes provenientes da caça. Em grupos ou sozinhos, eles saiam para caçar porco do mato, capivara, veado e paca. Os relatos de quem viveu nesse período apresenta uma narrativa marcada por aventuras, caçadas e muitas vezes medo dos animais selvagens, que compartilhavam os espaços com os moradores recém-chegados.
Na foto acima, a caçada de uma onça no ano de 1953, em que Fercil Grapiglia posa ao lado da onça. Em 1953, nas imediações do “aeroporto”, Odilon Pateni de Oliveira e Paulo Becker, mataram a onça a tiros de espingarda. O feito despertou a curiosidade de todos os moradores da “vila” e muitos curiosos tiraram fotos com o animal. Chegaram a colocar um pedaço de madeira embaixo do pescoço da onça para simular que ela estava viva.
Essa é uma das histórias coletadas pela equipe da Casa da Memória Roberto Antonio Marin. Quem compartilhou conosco essa memória foi a medianeirense Catari Caigaro Pateni, que nos procurou para relatar quem foram os autores da caçada épica. Catari veio ainda criança morar em Medianeira com seu pai Odilon Pateni na década de 1950 e permanece na cidade até hoje.
A Casa da Memória Roberto Antonio Marin de Medianeira é a guardiã das memórias do município, um espaço dedicado à documentação, pesquisa e resgate do Patrimônio Cultural.
Rua Argentina, nº 1546, Centro (antiga Prefeitura), Medianeira/PR
(45) 3264-8602
www.casadamemoriademedianeira.com.br
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 08h30min às 12h e das14h às 17h30min, aos sábados das 13h às 17h
Comentários