MEMÓRIA
Concursos de Beleza
Texto por Assessoria . Fotos por Acervo Revista Mosaicos/ Acervo Família Loose/ Arquivo Casa da Memória de Medianeira . Republicado em 18 de abril de 2024 . 16:11
Data de publicação original: 11/04/2024
Número da edição original: 2305
Na década de 1950 foi criado o concurso “Miss Mundo” na Inglaterra e aliado ao advento do cinema, fez com que surgissem inúmeros concursos de beleza pelo mundo. Medianeira, inserida nesse universo cultural, já realizava concursos de beleza desde a década de 1950. Assim, como os outros eventos pelo mundo afora, cada concurso tinha um nome específico e cada comissão criava seus próprios critérios de seleção. Aqui na cidade, havia concurso de Rainha da Primavera, da Festa do Chopp, dos Esportes, dos Estudantes, do Carnaval, de Medianeira, entre outros.
Em depoimento, Nelsa Loose, nos relatou que foi a primeira medianeirense a representar Medianeira em concursos de beleza realizados fora do município, na década de 1960.
Alguns registros apontam que o primeiro concurso de “Rainha de Medianeira” data de 1975, tendo como primeira rainha, Marieta Donel. Na década de 1990, esse concurso passou a ser chamado, “Miss Medianeira”.
É crucial ressaltar que todos os concursos contribuíram para a construção da nossa história. Na Casa da Memória de Medianeira, esses documentos estão arquivados e preservados, permitindo que as futuras gerações possam pesquisar e conhecer as histórias e memórias de nossa população.
A Casa da Memória Roberto Antonio Marin de Medianeira é a guardiã das memórias do município, um espaço dedicado à documentação, pesquisa e resgate do Patrimônio Cultural.
Rua Argentina, nº 1546, Centro (antiga Prefeitura), Medianeira/PR
(45) 3264-8602
www.casadamemoriademedianeira.com.br
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 08h30 às 12h e das 14h às 17h30, aos sábados das 13h às 17h
Comentários