M

Memórias

MEMÓRIAS

Memórias do Jornal Mensageiro

Seguindo a publicação de reportagens históricas do Jornal Mensageiro, nesta semana destacamos uma reunião sobre a construção da BR 163, ligando Medianeira a Capanema (publicada em 25 de maio de 1981). Momento propício para relembrar essa notícia, já que na última segunda-feira (20), a reabertura da Estrada do Colono foi o assunto principal da primeira reunião de 2020 da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

Data de publicação original: 25/05/1981

Número da edição original: 332

Fac-símile da reportagem de 25 de maio de 1981

Prefeitos dispostos a construírem BR 163

Por iniciativa do Prefeito de Medianeira, Luiz Bonatto realizou-se neste município dia 16 deste, mais uma reunião, para que haja de uma vez por todas uma definição, quanto a construção da BR 163 por parte do Ministro dos Transportes ou mesmo que seja feita uma PR, em nível de Secretaria de Transporte do Estado. Para tal, se reuniram Deputado Estadual Werner Wanderer, Prefeitos de Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Capanema e Toledo, além de presidente de Câmaras, vereadores, lideranças e imprensa, quando então fora elaborado um documento reivindicatório, o qual será entregue por uma comissão designativa ao Governador do Estado em primeira instância, quando este virá a Cascavel em breve, posterior tentar-se-á uma audiência com o Presidente da República e em terceira medida, o desafio dos próprios prefeitos se reunirem e construírem o trecho, pelo menos de Medianeira a Capanema, aproveitando-se o leito existente. Por que em outras áreas, como o já início da pavimentação entre Guaíra e Dourados no Mato Grosso e os Convênios firmados no sentido de ligar Medianeira-Missal-Santa Helena-Marechal Cândido Rondon-Guaíra, como também o asfaltamento de alguns trechos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul que vem sendo construído aos poucos faltaria somente a ligação Medianeira-Capanema, sendo este o maior impasse do Governo porque atravessa o Parque Nacional e ter-se-ia que fazer viadutos para passagem dos animais, além de ter que ser construída uma ponte de travessia do Rio Iguaçu.

Não vamos aqui relatar o documento elaborado porque já é de conhecimento de todos a importância desta rodovia e já temos publicado por várias vezes. O que queremos dizer é que realmente o Trecho Medianeira-Capanema, o Governo está deixando por último visto pretender fazer uma travessia sobre o Rio Iguaçu em um só investimento, ou seja quando construir a Usina Capanema que está prevista até 1990. Comprovando, eis o mapa.

Comentários