M

Memórias

MEMÓRIA

Padroeira de Medianeira

Data de publicação original: 29/05/2024

Número da edição original: 2312

Era comum durante o processo de comercialização dos lotes de terras, que as empresas colonizadoras destinassem determinadas áreas para a construção de espaços de sociabilidade, como escola, hospital, praça, campos de futebol e claro, a Igreja. Em 1952, a empresa Colonizadora Bento Gonçalves doou o terreno e a madeira para a construção de uma igreja na vila e com a ajuda de voluntários deu início a sua construção. Na madrugada de 31 de maio de 1952, a obra da primeira Igreja Católica ficou pronta, poucas horas antes do início da festa religiosa, que ficou marcada na memória dos moradores com uma grande churrascada. Nessa ocasião, Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças também foi oficialmente declarada como padroeira da Vila de Medianeira, permanecendo até hoje, sempre celebrada com grandes festividades no dia 31 de maio.

Primeira Igreja Católica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

Essa primeira igreja se localizava onde hoje está situado o Banco do Brasil, permaneceu naquele local até o ano de 1965, quando mudou de endereço e se estabeleceu onde hoje está funcionando o Salão de Festas da Igreja Católica. No ano de 1994 foi inaugurada a atual Igreja Matriz.

Em diversas entrevistas realizadas pela Casa da Memória Roberto Antonio Marin, os pioneiros relatam que a igreja não era só um local de reza, mas também era um momento em que os moradores saíam de casa na manhã de domingo com a sua melhor roupa, para encontrar os amigos, observar os futuros pretendentes, trocar informações sobre as novidades da vila, entre outros assuntos que eram debatidos naquele momento.

Além desses depoimentos, a Casa da Memória também exibe maquetes das primeiras construções de Medianeira, incluindo a primeira Igreja Católica. Essas maquetes permitem que os visitantes visualizem a arquitetura original da igreja e conheçam um pouco mais sobre a História da cidade. Venha conferir!

Maquete da primeira Igreja Católica de Medianeira em exposição na Casa da Memória
Acesse o QR Code e nos conte sua história!

 

 

 

 

 

 

 

 

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin de Medianeira é a guardiã das memórias do município, um espaço dedicado à documentação, pesquisa e resgate do Patrimônio Cultural.

Rua Argentina, nº 1546, Centro (antiga Prefeitura), Medianeira/PR
(45) 3264-8602
www.casadamemoriademedianeira.com.br
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 08h30min às 12h e das14h às 17h30min, aos sábados das 13h às 17h

Comentários