M

Memórias

MEMÓRIA

UTFPR 34 anos

Data de publicação original: 23/05/2024

Número da edição original: 2311

No ano de 1986, após assumir o governo municipal de Medianeira, o prefeito Adolpho Mariano da Costa foi em busca de recursos para trazer para o município uma estrutura educacional e cultural até então inexistente na região. Após tomar conhecimento que o governo de José Sarney tinha como projeto a implantação de 200 escolas técnicas federais em todo o território nacional, a gestão Adolpho elaborou um plano de ação, discreto para não chamar atenção de municípios vizinhos, com o intuito de estabelecer contatos no mais elevado escalão da República. Assessorado por seus secretários municipais, foi apresentado o projeto que elencava Medianeira como uma região de economia baseada na agropecuária e agroindustrialização, com potencial de desenvolvimento e que, apesar disso, não possuía escola técnica em um raio de 500 quilômetros. Como contrapartida para a instalação da unidade técnica, o município oferecia a doação de uma área privilegiada no bairro Parque Independência, com infraestrutura viária, energia elétrica, urbanização, rede de água e telefone.

No final de 1986, durante uma reunião em Brasília, o Ministro da Educação, Jorge Bornhausen, fez o anúncio dos municípios que seriam contemplados, e entre eles estava Medianeira, algo que gerou muitas controvérsias e causou espanto em alguns políticos, que almejavam levar tamanha infraestrutura para cidades maiores.

Em 06 de Fevereiro de 1987, através da Portaria 067/87, nascia o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) Unidade de Medianeira do CEFET-PR, a qual, depois de 18 anos foi transformada em Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A inauguração oficial da escola deu-se em 30 de maio de 1990. Entrou em funcionamento ofertando dois cursos: Técnico em Alimentos (carnes) e Técnico em Eletromecânica. Cada curso ofertou 120 vagas. Para o exame de admissão inscreveram-se 627 candidatos, com uma relação 4,5 candidatos/vaga. A maioria dos aprovados era proveniente de municípios da região Oeste do Paraná.

O prefeito Adolpho Mariano da Costa e o professor Ataíde Ferrazza inauguram a placa comemorativa de início das obras do CEFET, em 22 julho de 1987
Solenidade de inauguração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET) em Medianeira, realizada em 30 de maio de 1990
Acesse o QR Code e nos conte sua história!

 

 

 

 

 

 

 

 

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin de Medianeira é a guardiã das memórias do município, um espaço dedicado à documentação, pesquisa e resgate do Patrimônio Cultural.

Rua Argentina, nº 1546, Centro (antiga Prefeitura), Medianeira/PR
(45) 3264-8602
www.casadamemoriademedianeira.com.br
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 08h30min às 12h e das14h às 17h30min, aos sábados das 13h às 17h

Comentários