N

Nosso Povo

A imagem do bom médico

Para além dos títulos, Dr. Clóvis Philippsen preserva a qualidade do contato com o paciente

A inspiração para ser médico veio do exemplo do tio Celestino Schmitt. “Ele era bem quisto, ajudava as pessoas e eu me inspirei nele para decidir o que queria ser. Apesar de filho de agricultor, trabalhar no campo não tinha a ver comigo. Eu queria cuidar das pessoas”, relata o Dr. Clóvis Philippsen.

Quem o vê a frente da Eccocenter, que neste mês comemora 25 anos, não imagina a sua trajetória, as escolhas e o percurso. Mas é para isso que estamos aqui, para contar a história desse médico, que transformou a área de diagnóstico por imagem em Medianeira.

Com a empatia de sempre, Dr. Clóvis – gaúcho de Santo Cristo – nos recebeu no seu local de trabalho, onde permanece muitas horas por dia. Mas está ali por paixão e vocação. “Mesmo não querendo seguir a carreira, estudei no Colégio Agrícola, em Pelotas, porque como filho de agricultor as duas únicas formas de sair de casa na época eram: indo para o Seminário ou para o Colégio Agrícola. Me formei técnico agrícola e em seguida prestei vestibular para Medicina”, conta.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (RS), em 1991, Dr. Clóvis realizou a residência em Clínica Médica e começou a trabalhar. Em 1994, veio a Medianeira e na rotina de atendimentos em Clínica, Postos de saúde e Hospitais surgiu o sonho: a Eccocenter. “Desde a inauguração é uma Clínica de referência, tenho muita satisfação em poder oferecer bom atendimento, sala de espera com instalações adequadas, com conforto e comodidade aos pacientes. E ouvir deles isso, que aqui eles se sentem bem, acolhidos. Ao mesmo tempo, estar sempre atrás de coisas melhores, de poder oferecer mais serviços para a comunidade e conseguir atrair cada vez mais os pacientes a ficarem em Medianeira. Quando eu cheguei aqui há 25 anos, a maioria das coisas que eu faço hoje só eram feitas em Cascavel e, ainda hoje, eu tenho muita dificuldade, pois as pessoas não sabem de tudo o que a Clínica oferece”, salienta o médico.

E por falar em desenvolvimento, além de oferecer exames de ultrassonografia geral, mamografia digital e densitometria óssea, a Eccocenter é pioneira no exame de elastografia hepática, que traz mais conforto aos pacientes que necessitam de uma avaliação de patologias do fígado, pois não precisa de nenhum preparo e não oferece os riscos relacionados a uma biópsia. Dr. Clóvis também está em constante evolução, além de Especialista em Diagnóstico por Imagem e Ultrassonografia Geral desde 2003, em março deste ano ele finalizou a pós-graduação em Ecocardiografia Fetal, pelo Instituto Lilian Lopes (SP). Mas para além dos títulos, ele preserva a qualidade do contato com o paciente. “Eu costumo dizer que quanto maior o lugar, maior a cidade, mais impessoal é o atendimento. Quando você vai num centro maior, o médico fala pouco, quando se faz um exame, principalmente, ele não comenta, não explica. E esse talvez seja o meu diferencial: explicar para as pessoas, para que elas possam entender o que eu estou vendo, entender o seu problema”, destaca.

Sobre o futuro, o médico fala sobre expectativa de crescer, mas ressalta uma dificuldade: “Ter pessoas que queiram crescer junto comigo, pois eu não posso fazer tudo sozinho. É muito difícil conseguir profissionais de qualidade, que tenham um perfil semelhante ao meu”, afirma o Dr. Clóvis. Dificuldade superada ao longo dos anos com a parceria com o Dr. Nélio Binder (ultrassonografia geral) e mais recente com a Dra. Giovanna Olivieri (ultrassonografia obstétrica).

E mais tarde quem sabe com as filhas, estudantes de Medicina. Francine se forma este ano e Fabiana em 2020.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários