N

Nosso Povo

Mulher, mãe e empreendedora

“Meu nome é Rejane Manfroi Ottobelli, sou casada há trinta anos com Ivonei Ottobelli, temos dois filhos: Marco Antônio e André Felipe. Sou Pós-Graduada em Letras Português, Técnica em Química Industrial, Chef de cozinha, mãe e dona de casa”. Devidamente apresentada, Rejane se diz empreendedora e sonhadora. Ao conhecer essa história, você leitor vai entender o porquê.

            O empreendedorismo sempre fez parte da vida de Rejane. “Desde criança observei atentamente os desdobramentos das empresas da família. Constituí minha família ao lado de um empresário e sempre tive a oportunidade de participar deste mundo misterioso e desafiador”, destaca.

            O destino levou o casal para Rondônia para iniciarem uma vida em sala de aula, como professores. Rejane e Ivonei saíram do Paraná em busca de novos horizontes, na bagagem uma cama, uma TV e dois filhos.

            Mas a pulguinha do empreendedorismo sempre esteve presente atrás da orelha. Ao retornarem ao sul do país, agora para Medianeira, o casal reuniu 20 anos de economias e começou a tirar os projetos do papel. “Compramos um terreno e iniciamos as obras do prédio onde seria a Burger Store. Após muitos problemas, em 23 de maio de 2014 finalmente inauguramos a empresa. Com uma proposta inovadora para a região: uma steakhouse especializada em hambúrgueres, com um ambiente moderno e confortável para receber o público. Iniciando com 12 colaboradores e 120 lugares”, conta Rejane.

            O tempo passou e as adversidades relativas à atividade começaram a surgir: “o movimento caiu, fomos réus em demandas trabalhistas, novamente fomos desafiados. Sempre levei minha vida em lutas, minha filosofia não permite desistir de lutar. Com a vontade de Deus, consegui a calma em minha família. Demitimos absolutamente todos os funcionários, reduzimos a quantidade de lugares e assumimos os postos de nossos colaboradores. Jamais abandonamos a qualidade de nossos produtos e de nosso atendimento. Ouvimos muitas dicas de clientes fieis. Foi isso que nos levou ao sucesso de hoje”, declara a empresária.

            Outro ponto fundamental foi a busca de conhecimento. “A realização de parcerias e do associativismo, busca pela inovação, estabelecimento de comunicação através das redes sociais e a estruturação financeira foram pontos que definiram o nosso destino empresarial”, salienta Rejane.

            A família não parou por aí, investiu em uma nova atividade: a industrial. ”Surge então a Ottobelli Foods, uma indústria de processamento de alimentos, com seus produtos disponíveis em supermercados de toda a região”, conta Rejane orgulhosa. “Hoje sinto o sabor do sucesso, sou feliz por saber que sou mais forte do que imaginava. Sinto que fui capaz de realizar a tarefa mais árdua de qualquer empresário, manter minha família mais unida do que nunca e motivada. Isso graças ao espírito empreendedor que consegui despertar, apesar de todas as dificuldades. Sinto também que meus meninos estão preparados para qualquer adversidade, para novos empreendimentos e para a vida”, complementa.

            Com os negócios consolidados, a empresária pôde se tornar mais participativa na vida da comunidade, participando de eventos, palestras e treinamentos na Acime e também como integrante do Núcleo Acime Mulher, o qual assumiu a presidência neste ano. “Mais um desafio que enfrento com muita coragem e determinação”, comenta.

Para finalizar, Rejane afirma que espera que sua história inspire outras mulheres a serem fortes e determinadas. “Sou mulher, sou mãe e sou empreendedora. Que nós mulheres possamos mostrar nossa força no empreendedorismo”.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários