N

Nosso Povo

Na “trilha” do sucesso

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Esta edição vamos destacar o feito do jovem Alex Junior Malacarne, que aos 16 anos sagrou-se campeão brasileiro em duas categorias XCO (mountain bike) e CRI (ciclismo de estrada). Além dos ótimos resultados obtidos no ano, o atleta foi escolhido para representar uma das melhores marcas de ciclismo do mundo, e irá integrar a equipe Specialized Racing Br.

Para contar sua história partimos do começo de tudo. Alex nasceu em Serranópolis do Iguaçu onde cresceu e estudou. Filho de Gilvan Marcos Malacarne e Cleunice Kunzler. A paixão pelo esporte teve início aos 13 anos. Começou a pedalar sem intenção de competir, aos poucos foi conhecendo pessoas envolvidas no esporte, que já pedalavam há mais tempo, e que lhe apresentaram as corridas, o que instigou o jovem por ser um esporte muito competitivo. “Fiquei super animado esperando pela minha primeira prova. Minha mãe me levou para a primeira corrida que participei, foi em Toledo. De lá em diante me atirei de cabeça no esporte e comecei a colher resultados na região, depois progredi a nível estadual chegando ao cenário nacional.”

Alex pedala há cerca de três anos. Em 2017 correu seu primeiro Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO (Cross Country Olímpico), e conquistou a terceira colocação geral. Em 2017, participando de uma prova do Brasileiro de Estrada em Maringá, foi convidado pelo técnico da Bike Point de Criciúma para integrar a equipe. Aceitou o convite e foi morar em Santa Catarina, onde ficou quase sete meses treinando forte para o Brasileiro de XCO e Contra Relógio, usufruindo  da boa estrutura da equipe catarinense, que é a única no país a possuir sede própria para abrigar os atletas, sendo considerada a melhor equipe de base do Brasil. “Morávamos em sete atletas na mesma casa, a gente saia para treinar todo dia juntos, acompanhados pelo nosso técnico”.

No início deste ano surgiu a oportunidade de participar do programa “O próximo Pró”, no qual qualquer atleta podia se inscrever apenas preenchendo um formulário. Após alguns meses foram divulgados os 25 nomes selecionados dentre os cerca de 300 inscritos. Destes 25 restaram 10, que foram escolhidos por vídeos e os resultados obtidos no ano. Destes 10, o programa selecionou quatro atletas que se saíram melhor nas entrevistas e contato nas redes sociais. Além da boa vontade de querer aprender. Quem quiser pode assistir o histórico do programa no canal “MTB 90” no Youtube.

Os jovens foram levados para São Paulo para realizar testes físicos, onde Alex foi escolhido para se tornar o próximo pró. “Chegar até aqui é motivo de orgulho pra mim, sempre sonhei em fazer parte de uma equipe como esta. Uma vez um amigo me perguntou qual equipe eu sonhava em participar e eu tinha dito a ‘Specialized’. Está sendo a realização de um sonho, sei da responsabilidade que será representar uma das melhores marcas do mundo, que foi a criadora do Mountain Bike”, comenta.

Para 2019 o atleta projeta grandes voos, “quero focar mais nas provas de XCO, pretendo participar da Copa Nacional, Taça Brasil e Campeonato Brasileiro, além de copas internacionais. A Specialized irá proporcionar todo apoio necessário, a marca disponibiliza bicicleta, equipamento e custeios, tudo que o atleta precisa para se desenvolver no esporte”. Alex finaliza agradecendo a todos que o apoiaram, a sua família e amigos, e a Vitalize Centro de Treinamento, pelo apoio recebido na preparação.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Nosso Povo

Por: Douglas Florêncio

Técnico em design gráfico e fotografia pelo Sesc/PR. Colunista esportivo, há mais de 10 anos trabalhando em jornal e outras mídias.

Comentários