N

Nosso Povo

Paixão em tudo o que faz

Edna de Morais Loures nasceu em Clevelândia no Sudoeste do Paraná, em 24 de agosto de 1959. Filha dos empresários Aurélio Alves de Morais e Juracy Ferreira de Morais, reside em Medianeira desde o início do ano de 1979. “Cresci junto com meus irmãos, ajudando meus pais no ofício da família. Tive uma infância natural, entre a seriedade nos estudos e muitos amigos, sempre amparada pela preocupação dos pais para que nada faltasse no meu desenvolvimento e crescimento”, recorda.

Aos dezoito anos obteve sua primeira conquista profissional, sendo aprovada em Concurso do Estado para o Magistério. Deu início então a um ofício que abraçou com toda garra por muitos anos, sempre ocupando cargos importantes, primeiramente em Clevelândia e posteriormente transferida para Medianeira, para construir uma nova vida após o seu casamento. Tem como formação Licenciatura em Letras e Pedagogia. “Durante os 33 anos como professora, fui diretora, vice-diretora, coordenadora, orientadora e secretária de Educação Municipal, sendo posteriormente chefe de gabinete na Prefeitura. Estive sempre ligada às atividades artísticas e culturais, sendo durante muitos anos responsável pelas programações e festividades dentro das escolas”, comenta Edna.

É casada com Neoraldo Thadeu Pacheco Loures, Bioquímico de profissão que também exerceu a função de Professor na UTFPR até sua aposentadoria. “Fruto dessa união, tivemos dois filhos medianeirenses: Bárbara Loures Bizinelli, arquiteta e empresária do ramo de confecções aqui em Medianeira, casada com o admistrador Angelo Bizinelli  e pais de Caetano Loures Bizinelli a grande paixão da vó coruja. E Mozart Aurélio de Morais Loures, casado com a advogada Andressa Chiarentin, ele biomédico e médico residente atualmente em Santa Helena”, conta.

Como segunda grande paixão, Edna esteve envolvida durante alguns anos com a política partidária, sendo presidente de partido pelo qual elegeu-se vereadora. “Esta paixão me rendeu grandes vitórias e também algumas derrotas, mas foram de grande valia pois me proporcionaram conhecer pessoas e acreditar que é sempre possível melhorar”, destaca.

Foi catequista durante um longo tempo, corista de coral, professora voluntária no seminário e empresária no ramo de decorações de interiores, o que lhe proporcionou desenvolver habilidades em arranjos natalinos por considerar o Natal a mais importante festa cristã. “Natal significa celebração. É agradecer pelo ano que passou e pela família reunida. É se preparar para uma nova fase e comemorar o momento. Natal é um momento mágico e único no ano. Ele une as pessoas e fortalece a solidariedade. É a hora de reflexões e de novos sonhos”, finaliza.

 

 

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários