Caminhos do Iguaçu vêm aí!
Texto por Por: Priscila Rabaiolli . Fotos por divulgação . 3 de agosto de 2023 . 11:59
A Adetur Cataratas e Caminhos com o apoio da Rede Brasileira de Trilhas realizou recentemente em Medianeira, Itaipulândia e Missal uma ampla programação de palestras de sensibilização, workshop para empreendedores e oficina de sinalização do projeto Caminhos do Iguaçu, das Trilhas de Longo Curso. Participaram gestores públicos, associados da iniciativa privada e representantes da sociedade em geral.
O objetivo das palestras foi apresentar o projeto Caminhos do Iguaçu das Trilhas de Longo Curso e envolver a comunidade para que todos saibam das possibilidades de desenvolvimento socioeconômico e conservação do meio ambiente que o projeto traz para a região através da atividade turística. As palestras foram ministradas pela coordenadora da Adetur e responsável técnica do projeto Caminhos do Iguaçu, Sara Fernanda de Moraes e pelo consultor Erick Caldas Xavier.
A programação também contemplou uma oficina prática de sinalização do Caminhos do Iguaçu. Participaram da oficina representantes dos municípios da Adetur e associados de empreendimentos privados.
Na oficina foram apresentadas as técnicas ensinadas pela metodologia da Rede Brasileira de Trilhas. Os participantes puderam conhecer todo o material utilizado para implantar essa sinalização rústica, simples e de baixo custo, tiveram condições de fazer treinamento, teste, aplicação das pegadas e das setas em materiais disponíveis. Neste mesmo dia, foi feita a sinalização inaugural de um primeiro trecho da Rota da Fé, em Medianeira, dando a largada do Caminhos do Iguaçu.
O Caminhos do Iguaçu tem por finalidade interligar o Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra ao Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu, passando pelos municípios de abrangência da Adetur Cataratas e Caminhos. O projeto conta com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário. Quatro roteiros fazem parte do projeto como um todo, sendo eles, Caminho Coluna Prestes, Rota da Fé, Rota dos Pioneiros e Caminhos do Peabiru.
Comentários